Home > Destaque > George Harrison: top 10 das músicas do beatle segundo revista inglesa

George Harrison: top 10 das músicas do beatle segundo revista inglesa

25 de fevereiro de 2022, por Leila Benedetti
Música
George Harrison

Perto do dia em que George Harrison completaria 79 anos, que seria neste dia 25, a revista britânica Mojo fez uma publicação selecionando as 30 melhores músicas do ex-beatle, seja dentro ou fora do quarteto de Liverpool. Sem muita surpresa, as que foram lançadas com os Beatles são as mais destacadas, e as mais populares, como Something e Here Comes The Sun, estão entre as primeiras colocações. Mas há também as menos conhecidas, como as lançadas na carreira solo, e as mais raras, que só nos foram apresentadas bem depois com a edição de 50 anos de All Things Must Pass

Como 30 é um número muito extenso para as nossas listas daqui do UR, vamos citar as dez escolhidas pela Mojo, mas, claro, sem alterar nenhuma posição e, tampouco, adicionar ou pular alguma música. A lista completa foi lançada originalmente em forma de revista física, mas o portal Vagalume fez a honra de postá-la no mundo mágico da internet

1 – Something

A música que ganhou um clipe com as esposas dos Beatles foi lançada pelo quarteto para o álbum Abbey Road, de 1969. De acordo com muitos especialistas em história da música, esta, juntamente com a Here Comes the Sun, foi a que deu a George o mesmo patamar de John Lennon e Paul McCartney como compositor. Além disso, a canção liderou a Billboard Hot 100 nos Estados Unidos e as paradas da Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Alemanha Ocidental, assim como a posição número 4 no Reino Unido. 

2 – Here Comes The Sun

Também lançada para o Abbey Road, essa música, segundo George, foi “composta numa manhã ensolarada” na mansão de Eric Clapton. Ainda, com uma sonoridade carregada de positividade e um estilo atemporal, ela fez tanto sucesso, mas tanto sucesso, que ganhou regravações de vários artistas, inclusive uma orquestrada de flautas e uma brasileira pelo Lulu Santos

3 – My Sweet Lord

A música já faz parte da carreira solo de George e foi lançada para o álbum All Things Must Pass. Já em uma fase mais espiritualista, o ex-beatle mostra o Deus criador presente em várias religiões. Essa canção ocupa a 460ª posição da lista dos 500 melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stones, além de alcançar a primeira posição das paradas internacionais quando foi lançada como single em 1970. 

4 – It’s All Too Much

Essa música foi composta e gravada em 1967, mas foi lançada em 1969 para o álbum Yellow Submarine e ainda fez parte da trilha sonora do filme homônimo ao disco. Assim como todas as faixas, essa foi inspirada diretamente em uma viagem de LSD.  

5 – All Things Must Pass

Lançada como faixa-título para o álbum homônimo, a música foi escrita para o álbum Let it Be, porém os Beatles a rejeitaram. Com uma sonoridade calma, que, combinada com a letra, que aborda a natureza transitória da existência humana, ela nos passa otimismo contra o fatalismo.  

6 – While My Guitar Gently Weeps

A bem famosa lançada pelos Beatles para o álbum homônimo à banda em 1968, de acordo com George, foi inspirada na leitura do I Ching, um conceito oriental de que “tudo é relativo”, ao contrário do ocidental, que afirma que “tudo é mera coincidência”. Apesar de ter se tornado uma das clássicas do grupo, a música era muito subestimada por John e Paul, tanto que, segundo George, os dois colegas tocaram com “muito desânimo e desdém” durante as gravações. 

7 – Handle With Care

Essa foi lançada em 1988 pelo grupo Traveling Wilburys, que reunia nomes já consagrados – George Harrison, Bob Dylan, Jeff Lynne, Roy Orbison e Tom Petty. A música é a mais bem-sucedida da banda, alcançando a 45ª posição da Billboard Hot 100, a 21ª da Billboard Album Rock Tracks e a 21ª da UK Singles Chart, além de entrar para o top 5 das paradas da Austrália e Nova Zelândia e ser uma das favoritas da MTV da época. 

8 – Taxman

A composta em 1966 para o álbum Revolver, dos Beatles, faz uma crítica aos impostos de renda abusivos estipulados pelo governo trabalhista de Harold Wilson. Uma curiosidade é que, apesar de George ser o guitarrista-solo oficial da banda, quem tomou esse cargo para essa música foi Paul McCartney.

9 – I’d Have You Anytime

Essa foi co-escrita com Bob Dylan em 1968 e é considerada um hino à amizade entre George e o cantor folk, que existia desde 1966. Ambos estavam passando por dificuldades na carreira – George estava cansado das limitações como compositor nos Beatles, que já estavam dando seus primeiros passos rumo à separação, enquanto que Bob sofria de um severo bloqueio criativo e, portanto, estava afastado dos palcos e se dedicando mais à família. Então os dois se uniram e o resultado está logo abaixo. 

10 – If I Needed Someone 

Lançada em 1965 para o álbum Rubber Soul, dos Beatles, a música reflete a troca de influências entre os fab-four e a The Byrds. Amplamente considerada como uma das melhores criadas por George, essa foi escrita para sua então esposa Pattie Boyd e foi a única dele a entrar para o repertório de um show ao vivo dos Beatles, no caso a turnê pelo Reino Unido realizada no mesmo ano. 

Matérias Relacionadas
Beatles '64
Beatles ‘64: os fab-four ganham novo documentário da Disney+ com trailer já lançado
Os Simpsons
Os Simpsons: 5 momentos da vida real que foram previstos pela animação anos antes
Flush If You Must - Yohan Kisser
Flush If You Must: single de Yohan Kisser ganha clipe cômico e animado por Leandro Franco
Bebel Mod
Bebel Mod??: 6 vezes em que a personagem da Grande Família mostrou ter um pézinho na subcultura

Deixe um comentário