Neste próximo dia 24 acontece mais uma edição da Giro Vecchio na cidade de Louveira, em São Paulo. Este evento reúne ciclistas (e quem mais estiver na ocasião) em uma corrida que os leva ao passado com bikes e looks vintage.
Para os espectadores, conseguir trajes de época até que é fácil, mas, para os ciclistas, procurar uniformes e equipamentos de ciclismo temático é um desafio. Portanto, para facilitar, os organizadores do evento disponibilizaram kits que contém a vestimenta da época, geralmente de lã, o boné e o embornal, uma pequena bolsa para portar lanches e itens essenciais para uma boa pedalada. Qualquer ciclista maior de 16 anos e vacinado contra covid-19 pode se inscrever, desde que sua bike seja de estrada, mas sem MTB, e tenha sido fabricada antes de 1987. Se todas as peças forem originais, melhor ainda.
É claro que haverá premiação na corrida, porém de forma diferente. Chegar em primeiro lugar nessa competição não vale nada, mas sim em último. Aquele que chegar atrasado levará para casa a maglia nera (“camisa preta” em italiano), que, como já diz o nome, é uma blusa preta com o nome do evento bordado em branco. Esta premiação é tradicional do evento Giro D’ Itália, que acontece anualmente na Europa desde 1909 e serviu de inspiração para o Giro Vecchio.
Além da competição de bike, outras atrações farão parte do evento, como números musicais e de dança, além da exposição de carros e objetos antigos. Para se inscrever é só enviar um email ou whatsapp para a organização informando o nome completo, idade, as especificações da bicicleta e se tem conhecimento das regras e informações do encontro.
Giro Vecchio
O evento nasceu em 2016 da paixão pelas bicicletas, principalmente as antigas, nutrida pelo presidente do Sampa Bikers, Paulo de Tarso (também conhecido como Paulinho). Além do tradicional Giro D’ Itália, outro evento que inspirou a realização do Giro Vecchio é o L’Eroica, que acontece anualmente em vários países desde 1997 e possui as mesmas regras, que são aplicadas em vários eventos do tipo na Itália, berço do ciclismo clássico.
A primeira edição do evento aconteceu no parque Villa Lobos e reuniu cerca de 50 ciclistas vestidos a caráter, em sua maioria. A partir daí, mais encontros foram agendados a cada nova estação do ano, com saída e chegada em algum ponto da cidade de São Paulo. Além das corridas (nas quais Paulinho prefere chamar de “celebrações”) e as outras atrações, o Giro Vecchio também reserva um horário em sua programação para homenagear algum ciclista ou pessoa do meio ciclístico que, de alguma forma, marcou época.
O primeiro homenageado foi o Sr. Eduardo Puertollano, um ex-ciclista uruguaio que representou seu país em três provas durante as Olimpíadas de 1956, na Austrália. Ele não levou nenhuma medalha para casa, mas é altamente recordado pelos ciclistas atuais e, hoje, administra sua loja de bicicletas em São Paulo.
Serviço
Giro Vecchio 2021
Local: Estação Ferroviária de Louveira – Rua 21 de Março, 35-159, Vila Pasti, Louveira/SP
Data: 24 de outubro de 2021 (sexta-feira) às 10h
Inscrição: por email (queropedalar@sampabikers.com.br) ou por whatsapp (11 985859559)
Mais informações: https://sampabikers.com.br/competicao/giro-vecchio-brazil/
Evento livre para todos os públicos, mas para participar da corrida é preciso ter 16 anos ou mais.