O ano era 1996 e a Chevrolet (ou General Motors, chame como quiser) havia lançado um modelo novo de carro, o GM EV1. Ele era considerado futurista para a época, já que era elétrico e sua carroceria tinha forma de gota.
É aí que começa o mistério. Querendo testar a tecnologia dos carros elétricos, que já havia sido banida há mais de cem anos, a GM, mesmo enfrentando a resistência política e petroleira, produziu apenas 1117 exemplares e distribuiu para um grupo de interessados via leasing, uma espécie de financiamento em que o cliente tem que devolver o veículo no final do período estabelecido pela fabricante.
Isso durou até 1999, quando, de repente e sem explicação nenhuma para o público, mercado e mídia, a montadora exigiu a devolução imediata dos carros antes do período combinado aos seus clientes sob pena de multa, e ainda encerrou a produção do GM EV1. A revolta dos entusiastas foi tanta que rolou até protesto envolvendo confisco e destruição dos exemplares, além da prisão de alguns manifestantes e a acusação contra a própria GM de sabotar seu próprio projeto por conta de pressões que nunca foram confirmadas.
Toda essa história virou um tabu na indústria automobilística e rendeu um documentário, lançado em 2006, chamado Who Killed the Electric Car? (Quem Matou o Carro Elétrico?), que não só cita a polêmica acima como também a mal-sucedida tentativa anterior de lançar o carro elétrico no mercado. A produção está disponível no YouTube com legendas em português.
Nem todos os GM EV1 foram destruídos
De todos os exemplares produzidos, sobrou apenas 20, que foram desativados, inutilizados e doados para museus e universidades. Aliás, 21, pois, para nossa surpresa, encontraram recentemente um carro do modelo abandonado em um estacionamento do estado de Atlanta, nos Estados Unidos.
Segundo o portal The Drive, já se sabia há três anos que havia um carro abandonado por lá. Mas só foi em 2019, após retirar uma bela camada de poeira, que descobriram que não era um carro qualquer. O sortudo que descobriu o exemplar sem matrícula e com pneus murchos era o americano Jacob Hoyle, que publicou três fotos do seu achado no Twitter.
Found an EV1 today @mikespin pic.twitter.com/gvFaD2zjdv
— Jacob Hoyle (@JacobonScience) December 5, 2019