Aprenda a criar um ambiente atemporal e cheio de personalidade, combinando móveis clássicos e modernos em seu imóvel
Você já entrou em uma casa e teve a sensação de voltar ao tempo? Ou se deparou com imóveis que parecem ter passado de geração em geração, mas que se integram perfeitamente ao estilo moderno?
Saiba que essa é a arte da decoração vintage, que, inclusive, é um dos critérios de escolha para algumas pessoas no momento de procurar um apartamento para alugar, já que querem algo totalmente diferente do convencional.
Polivalente, esse estilo é capaz de criar espaços atemporais e trazer personalidade a cada peça de sua casa. Vamos aprender agora a decorar seu imóvel se inspirando no vintage? Siga nossas dicas a seguir.
Decoração vintage: o que é?
A decoração vintage é um estilo que recria e se inspira na estética de décadas passadas. Ela incorpora elementos clássicos e móveis de diferentes épocas para criar um ambiente único e coerente.
Um dos princípios chave do vintage é a utilização de móveis de época, até mesmo do século passado. A reciclagem e a reutilização também são elementos importantes na decoração vintage, ou seja, dar vida nova a objetos antigos que perderam sua utilidade.
Materiais do estilo vintage
A decoração inspirada no vintage se define como um ambiente aconchegante e nostálgico que nos transporta ao passado.
Portanto, os materiais mais utilizados são os naturais, como madeira, latão e cobre, assim como os têxteis, por exemplo, linho e veludo. As cores são frequentemente tons pastel, terrosos e quentes. Os motivos florais também são comuns.
Como incorporar um estilo vintage na decoração de seu imóvel?
Incorporar uma decoração vintage permite adotar diferentes abordagens, em função do seu estilo pessoal e preferências.
Por exemplo, você pode escolher peças modernas de inspiração retrô para dar à sua casa um aspecto atemporal. Mas também pode combinar móveis vintage e modernos para criar um estilo eclético que combina o charme do antigo e as funcionalidades contemporâneas.
Agora, para destacar ainda mais os móveis vintage, pense em utilizar tons claros e neutros nas paredes, e adicione cores com os tapetes, almofadas ou outros itens de decoração.
Dicas de decoração vintage
Separamos algumas dicas de decoração vintage para você se inspirar:
- Colocar um papel de parede com desenhos florais ou gráficos dará mais personalidade à parede;
- Um relógio vintage traz mais charme à sua sala ou cozinha;
- Luminárias em vidro, transparentes e trabalhadas em latão sã símbolos do estilo art déco;
- Itens de decoração em renda e crochê, como almofadas, tapetes e cortinas, proporcionam uma sensação nostálgica e um ambiente acolhedor;
- Quadros e espelhos antigos, com molduras trabalhadas;
- Cadeiras de plástico em cores vibrantes, como laranja ou amarelo;
- Sofás e poltronas em veludo trazem uma sensação de glamour e sofisticação.
Uma outra ideia é buscar móveis em antiquários e repaginá-los, ou reciclar uma cômoda ou uma cadeira que você não usa mais, por exemplo.
A decoração vintage é uma tendência, e ao misturar elementos antigos com toques modernos, o estilo traz uma nostalgia, mas ainda permanece atual.
Uma das maiores vantagens do vintage é que pode ser utilizado em todos os ambientes, desde a sala até a cozinha.
Agora é só usar a sua imaginação!