Autodenominada como “a adolescente mais velha do mundo”, Iris Apfel completou 102 anos neste último dia 29. A celebração escolhida por ela deste ano foi nada mais além de uma simples postagem para os seus quase três milhões de seguidores no Instagram. O post, que ilustrava a designer de interiores e fashionista centenária toda de rosa sentada em uma poltrona e carregando balões indicando a sua idade, carregava uma legenda bem curta: “102 hoje…quem diria!”.
Ela comemorou seu aniversário de forma bem discreta este ano. Mas, ao contrário dela, seus fãs e os demais antenados no mundo do design se jogaram nas homenagens pelas redes sociais. Não à toa, muito mais que uma designer centenária, Iris Apfel mostrou que a juventude não está na idade ou no corpo, mas sim no espírito ao criar tendências descontraídas para todas as idades, com muitas cores, estampas, maximalismo e ainda com altas pitadas da estética vintage.
A trajetória de Iris Apfel
Nascida na Nova York de 1921, a diva, que, aliás, era filha de um joalheiro com uma dona de boutique feminina, estudou História da Arte na Universidade de Nova York e frequentou a Escola de Arte da Universidade de Wisconsin-Madison. Ela iniciou sua carreira trabalhando no Women’s Wear Daily, um jornal focado no ramo da moda. Logo depois, entrou para o Design de Interiores ao trabalhar com o designer Elinor Johnson.
Mas seu trabalho mais conhecido foi fundar sua empresa de tecelagem e restauro Old World Weavers ao lado de seu marido Carl Apfel, que esteve na ativa por entre os anos de 1950 e 1992 e teve a Casa Branca como um de seus clientes por nove mandatos. Paralelamente, o casal viajava o mundo em busca de inspirações, matérias primas e técnicas artesanais, além de roupas especiais para revender para celebridades da época. Foram 42 anos de parceria profissional, mas a pessoal se manteve firme até 2015, quando Carl faleceu aos 100 anos.
Essas viagens fizeram com que Iris também voltasse a se aventurar no mundo da moda, tanto ao garimpar peças, quanto ao desenhar as suas próprias. Além de itens como tapetes e demais artigos para o lar, Iris Apfel também assinou coleções de roupas, bijouterias e armações de óculos. Tudo com a sua mesma estética de sempre – vibrante, divertida e maximalista.
Com toda essa bagagem estética e cultural, a designer se tornou uma figura autêntica e inspiradora. Ela recebeu diversas homenagens no decorrer destes últimos anos, como uma exposição no MET, uma linha de roupas desenhada por ela para a H&M, uma versão sua da Barbie e, inclusive, fotos de fãs, jovens, cachorros e crianças usando os looks inspirados na designer e postados nas redes sob a hashtag #IrisYourCloset.