Os 70 músicos do Jazz Sinfônica Brasil se reúnem (de forma online) para fazer uma homenagem ao Castelo Rá-Tim-Bum e seus fãs. O grupo tocou uma versão inédita da música de abertura do clássico da TV Cultura, escrita por André Abujamra, Hélio Ziskind e Luiz Macedo.
Para evitar aglomerações por conta da pandemia, cada membro da orquestra gravou individualmente a sua parte em casa. Logo depois, os vídeos foram colhidos e sincronizados para formar um mosaico semelhante a uma videoconferência.
O resultado foi esse aqui
O Castelo Rá-Tim-Bum não é o único a ser homenageado pela banda, a Jazz Sinfônica Brasil, ainda neste ano, prestou homenagem a Chico Buarque gravando um clipe do mesmo formato com a música Vai Passar. Além disso, a orquestra já tem planos para os próximos meses, ela pretende prestar tributo a outros programas clássicos da TV Cultura e também a outros nomes da MPB.
Jazz Sinfônica Brasil
Formada em 1989 por Cyro Pereira, um dos principais arranjadores da MPB e ex-maestro dos Festivais da Record nos anos 60, a Jazz Sinfônica Brasil é mantida pela Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo. Seu repertório é composto tanto pela música popular brasileira como pela internacional e adaptado para os gêneros Big Band e Jazz.
Ao longo de sua trajetória, a orquestra já acompanhou nomes como Tom Jobim, Milton Nascimento, Gal Costa, entre outros. Além disso, tem uma forte presença no cinema, tocando ao vivo as trilhas de sessões como O Encouradaço Potemkin e Metrópolis.
De 2017 para cá, o Jazz Sinfônica Brasil tem seu próprio programa na TV Cultura. De forma semanal, o programa exibe apresentações da orquestra feitas por todo o território brasileiro, sendo algumas delas ao vivo.