A jovem estudante de design gráfico e aspirante ao mundo das artes, Giovanna Trivellato, criou uma série de ilustrações inspirada nas mulheres fortes do cinema. A ideia surgiu quando estava batendo um papo com seus colegas de trabalho sobre as recomendações que ela e sua amiga recebiam da Netflix, atreladas a categoria “Mulheres Fortes”.
A partir disso, surgiu uma pequena série de cartazes com protagonistas fortes do cinema, em que vemos referências a cativante e entusiasmada Clementine Kruczynski, personagem de Kate Winslet em Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, filme de 2004, e também a forte Raimunda, interpretada por Penélope Cruz no filme Volver de 2016, dirigido por Almodóvar.
Composta por 5 mulheres, a série ainda conta com Lisa Rowe (Angelina Jolie) em Garota Interrompida (1999); Joe (Charlotte Gainsbourg) em Ninfomaníaca (2013) e Jane Henderson (Nastassja Kinski), Paris Texas (1984). A escolha de manter os rostos recortados é uma alusão a quantas mulheres protagonizam essas e outras histórias fortes na vida real, todos os dias.
“O ano de 2016 foi cheio de descobertas para mim. Passei a me envolver muito com as questões feministas e isso refletiu em minhas produções, principalmente pelo meio artístico ainda ser tão machista”, afirma.
Em 2017, Giovanna participou da exposição Batom, Lápis & TPM, sediada pelo Salão Internacional de Humor de Piracicaba, e foi selecionada para participar da campanha Reposter da Skol, em que a marca assume seu passado machista e legitima o empoderamento feminino. Veja a série abaixo:
SERVIÇO
Instagram: https://www.instagram.com/gikatrivellato/
Tumblr: http://gikatrivellato.tumblr.com/