O ano mal começou e tanto as telonas do cinema como as telas de casa já nos presentearam com produções de peso e ainda ambientadas (ou até mesmo gravadas) em épocas passadas. Ainda, alguns lançamentos que chegam neste mês de janeiro são produções que já estão prontas há algum tempo, mas que só estavam esperando os cinemas abrirem novamente depois da paralisação causada pela pandemia.
Confira 10 produções de época que chegam no streaming e no cinema
1 – Harry Potter 20 anos: De Volta a Hogwarts (dia 1 na HBO Max)
Este especial comemora o lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal, lançado nos cinemas em 2001, além de outros filmes da franquia. Nesta produção, o elenco da saga se reúne para conversar sobre os bastidores dos filmes, suas experiências e seus momentos marcantes durante as gravações. Ainda, eles revisitam os ambientes do primeiro filme, como Hogwarts, a vila Hogsmeade e a cabana de Hagrid (Robbie Coltrane), por meio de cenários reconstruídos.
2 – Clube do Terror: 2ª temporada (dia 1 no Amazon Prime)
O revival da série nostálgica dos anos 90 chega em sua segunda temporada na plataforma da Amazon com mais histórias assustadoras contadas pela Midnight Society. Além do streaming, a série também é transmitida no canal pago da Nickelodeon.
3 – King’s Man: A Origem (dia 6 nos cinemas)
O terceiro filme da sequência se passa no início do século XX e gira em torno do duque de Oxford Orlando (Ralph Fiennes) que se vê obrigado a deter um grupo formado pelos maiores tiranos e os criminosos mais cruéis de toda a história, que, juntos, pretendem matar inocentes para roubar milhões organizando a primeira agência de inteligência independente do Reino Unido.
4 – King Richard: Criando Campeãs (dia 7 na HBO Max)
Este filme biográfico mostra a trajetória de Richard Williams (Will Smith), pai das tenistas Serena e Venus Williams, e em como ele treinou as meninas rumo a carreira de sucesso. Seu enredo mostra uma versão adolescente das atletas (interpretadas por Demi Singleton e Saniyya Sidney) e uma estética puramente dos anos 90.
5 – O Canto Livre de Nara Leão (dia 7 no Globoplay)
Comemorando os 80 anos da musa da Bossa Nova, que seriam completados neste dia 19, a plataforma do Grupo Globo lançou uma série documental de cinco episódios com depoimentos da própria cantora e de seus amigos. A produção ficou por conta de seu neto, José Bial, filho da cineasta Isabel Diegues, filha de Nara Leão, e do jornalista Pedro Bial.
6 – Benedetta (dia 13 nos cinemas)
Ambientado no século XVII, o filme biográfico (que não é sobre a família da redatora, só para constar) é uma interpretação solta do livro Atos Imodestos, de Judith C. Brown e conta a história da freira italiana Benedetta Carlini (Virginie Efira). Vivendo em um convento na Toscana desde a infância, a moça sofre de um distúrbio, que a leva a ter perturbações polêmicas ligadas ao cristianismo. Ainda, ela vive um conturbado romance amoroso com outra freira.
7 – As Aventuras de Gulliver (dia 20 nos cinemas)
Depois de ganhar uma série animada da Hanna-Barbera nos anos 60 e um filme live-action com Jack Black em 2010, o personagem Gulliver ganha uma produção audiovisual mais uma vez com um longa animado. Desta vez, o aventureiro retorna a pequena cidade de Lilliput a pedido do rei para mostrar que ele é o verdadeiro “lendário Gulliver” e não um “gigante fraude”. Além disso, ele se vê na missão de enfrentar mais um novo ataque vinda da cidade inimiga Blefuscu.
8 – Licorice Pizza (dia 20 nos cinemas)
O filme ambientado em 1973 conta a história de Alana Kane (Alana Haim) e Gary Valentine (Cooper Hoffman), que tentam a todo custo não se apaixonarem por conta da diferença de idade (ela tem 25 e ele tem 15). Seu enredo explora o universo da adolescência e juventude, como as experiências com o primeiro amor e a procura e descoberta da própria personalidade. Além das telonas, este filme também está no MUBI.
9 – Eduardo e Mônica (dia 20 nos cinemas)
Com um enredo um tanto parecido com o filme anterior, porém ambientado nos anos 80, o filme baseado no famoso hit de Renato Russo conta a história de amor do adolescente Eduardo (Gabriel Leone) e da já crescida Mônica (Alice Braga), que se conheceram em “uma festa estranha com gente esquisita”, são completamente diferentes um do outro, mas que formam um belo par.
10 – Pecado Capital – 1975 (dia 31 no Globoplay)
Continuando com a iniciativa de lançar suas novelas mais antigas no catálogo da Globoplay, o Grupo Globo lança agora a novela Pecado Capital, de 1975. Escrita por Janete Clair e dirigida por Daniel Filho, a produção conta a história do taxista Carlão (Francisco Cuoco), que encontra uma mala com dinheiro roubado esquecida no banco de trás de seu carro por assaltantes em fuga. Ele fica em dúvida se entrega o objeto para a polícia, correndo o risco de ser acusado de cúmplice do crime, ou se usa o dinheiro para resolver seus problemas.