Neste último dia 30 de maio, o 4º álbum da carreira solo de George Harrison, Living in the Material World, completou 48 anos de lançamento. O disco teve grande importância na carreira do ex-beatle, pois foi uma forma dele mostrar que sua espiritualidade estava acima de seu status de superstar.
Antes das gravações deste álbum, George havia organizado, em 1971, o bem sucedido projeto de caridade Concert for Bangladesh. Entretanto, o projeto deu muito trabalho para o músico e acabou deixando sua carreira em estado de espera por mais de um ano.
Enquanto isso, George foi atuando como produtor para os singles de Ringo Starr e artistas da Apple Records, além de ajudar a promover o documentário Raga, do músico indiano Ravi Shankar. Este intervalo em sua carreira também fez com que ele reforçasse a sua devoção para a espiritualidade hindu.
Assim que o documentário Concert for Bangladesh foi lançado mundialmente em agosto de 1972, George partiu sozinho para um descanso na Europa, onde repetiu por várias vezes o mantra hare krishna. Essa viagem foi considerada por um acadêmico religioso, Joshua Greene, que também é hindu devoto, uma “preparação” para as gravações do álbum.
Lançado em 1973 pela Apple, Living in the Material World foi sucesso nas paradas de países como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. De suas onze faixas, a que mais ganhou destaque foi Give Me Love (Give Me Peace on Earth), que chegou a primeira posição nos Estados Unidos. Quanto às críticas, o álbum recebeu ora positivas, ora negativas.
Sobre seu conteúdo, todas as faixas que compõem o álbum fazem uma reflexão sobre a devoção espiritual de George Harrison, assim como expressa os sentimentos dele antes e depois do evento em Bangladesh. Ainda, o disco recebeu participações de vários músicos, incluindo Ringo Starr. Comemore os 48 anos completados neste último domingo ouvindo o álbum na íntegra: