A editora mineira Quintal Edições estreia no segmento infantojuvenil e publica o livro ilustrado Amigas que se encontraram na História, que mostra a sororidade para os jovens, principalmente as meninas. Escrita por Angélica Kalil e Mariamma Fonseca, a obra tem como exemplo as relações de amizade entre mulheres que fizeram história.
De forma lúdica, acompanhamos as parcerias entre Elisabeth l e Grace O’ Malley, Frida Kahlo e Chavela Vargas, Ella Fitzgerald e Marilyn Monroe, entre outras. A proposta é ensinar a quem está lendo que a amizade entre as mulheres não é fútil e cheia de rivalidades, ao contrário do que aprendemos culturalmente, mas sim verdadeira e capaz de transformar o mundo.
São 18 nomes importantes da história feminista, todos com etnias, gerações, profissões e condições físicas variadas. Para se aprofundar sobre elas, as autoras contaram com a ajuda da socióloga Giselle Christina em suas pesquisas. Giselle é feminista negra interseccional, consultora em diversidade e inclusão e entusiasta em Data Science.
Já o prefácio do livro é escrito por Diana Corso, psicanalista, psicóloga e colunista do jornal Zero Hora e da revista Vida Simples. Ela também é especialista no comportamento infantojuvenil e tem livros publicados sobre o tema, como Fadas no Divã, Adolescência em Cartaz, entre outros.
O livro ilustrado Amigas que se encontraram na História, que mostra a sororidade para os jovens, já está disponível no site oficial da Quintal Edições.