Entre os dias 11 de dezembro de 2019 e 17 de fevereiro de 2020, o Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBB-BH) recebe a exposição Man Ray em Paris, mostra que apresenta 255 trabalhos de Man Ray, multiartista que atingiu o auge em sua carreira enquanto morava em Paris entre as décadas de 1920 e 1940, depois de uma temporada na CCBB de São Paulo. Além das obras, o público poderá verificar de perto objetos, videos, fotografias e serigrafias de tamanhos variados de Ray.
Man Ray foi pintor, fotógrafo e cineasta norte-americano. Iniciou sua carreira como pintor dadaísta ainda jovem enquanto era estudante de arquitetura, engenharia e artes plásticas em Nova York. Em 1921 ele muda para Paris e lá se insere no movimento surrealista. Para financiar a pintura, passa a trabalhar como fotógrafo desenvolvendo uma nova arte, a “raiografia”, na qual imagens abstratas eram criadas por meio da manipulação de fotos em laboratório. No cinema, Ray produziu filmes como L’Étoile de Mer (1928).
Em 1940 Man Ray volta para os Estados Unidos e passa a fotografar celebridades do cinema e da moda. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, Ray volta para a Europa e obtém reconhecimento pelo seu trabalho até 1976, ano de falecimento do artista em Paris.
Serviço
Exposição “Man Ray em Paris” em BH
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Praça da Liberdade, 450, Belo Horizonte/MG
Data: 11 de dezembro de 2019 até 17 de fevereiro de 2020, de quarta à segunda das 10h às 22h
Informações: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/belo-horizonte
Entrada Gratuita