Um dos principais desafios dos empreendedores é driblar as crises, sejam elas momentâneas ou duradouras, internas ou externas, grandes ou pequenas. Mas como fazer para driblar esse adversário e continuar a empreender em meio a mais uma crise? Como ver as oportunidades em cenários desfavoráveis?
O empreendedor é uma pessoa sonhadora e realizadora, deve imaginar e ir além, identificando oportunidades, tomando iniciativa, assumindo riscos e transformando situações e cenários adversos em oportunidades de negócios. Empreendedores estão sempre ligados ao novo, ao diferente, sendo mais destemidos ao arriscar, saindo da sua zona de conforto, e ultrapassam a fase das ideias, não se amedrontando em partir para a etapa da ação.
Fundada em 2012 pela estilista Jordana Donni, a marca Manifesto Pin-Up produz roupas ao estilo retrô com vendas pela Internet, bazares e lojas compartilhadas. A micro empresária, conquistou em 2017 o prêmio de empreendedorismo do Sebrae: Mulher de Negócios, como empreendedora do ano por inovar (também na crise econômica da época) em peças multi-funcionais, com isso, sendo vanguardista do estilo New Retrô.
Por notar que a crise pode ser encarada como oportunidade, a estilista mais uma vez, inova com a pandemia do COVID-19. “O necessário de período de restrição do convívio social, pode motivar um sentimento de desespero e depressão, inclusive nos negócios, mas também pode gerar ideias e motivação.
Precisei sair da minha zona de conforto mais uma vez e inovar na minha marca Manifesto Pin-Up e também no meu outro projeto de trabalho em que sou co-fundadora com a minha sócia Luana Felix: a Dona do Retro, que é o sustento também de outras mulheres que trabalham conosco. Empreender é estar em constante movimento, sempre alerta e em ação! Principalmente nos momentos mais difíceis.” Diz Jordana.
Para encarar o desafio da crise de pandemia do momento, a Manifesto Pin-Up lançou essa semana, o primeiro leilão virtual de moda em uma live pelo perfil pessoal da estilista no Instagram, leiloando peças do estoque com lance inicial de valor de custo de produção. “Estando em quarentena, a iniciativa surgiu para aproximar o relacionamento com as seguidoras do perfil, animando as clientes e fãs da marca e inspirando todas as mulheres empreendedoras recolhidas em suas casas”, ressalta a empreendedora.
A ideia teve êxito e foi um sucesso, bateu a meta faturando em meia hora (home office), o que em dias normais levaria um dia útil de trabalho. A inovação da marca, chamou a atenção do canal TV Brasil que divulgou em seu programa Cenário Econômico, a iniciativa do Leilão Virtual voltado para o setor da moda, que até o momento nunca havia sido explorado.
Quarta-feira (02/04/20), ás 20 horas, será realizado o segundo leilão on-line com a estilista, mas desta vez, no perfil da marca Manifesto Pin-Up.