Home > Destaque > Marlene Dietrich: a androginia dos anos de 1930 como referência atual

Marlene Dietrich: a androginia dos anos de 1930 como referência atual

14 de junho de 2016, por Letícia Loureiro
Moda
Marlene

Você já deve ter visto uma ou outra foto de uma mulher loira extremamente glamorosa vestida de smoking, cartola e com cigarro na boca. Essa mulher é ninguém mais, ninguém menos que Marlene Dietrich, uma atriz alemã muito famosa nos anos 1930-1940 que revolucionou o estilo andrógino e o guarda roupa feminino.

Marlene Dietrich foi descoberta pelo cineasta austríaco Josef von Sternberg com quem trabalhou em filmes como O Anjo Azul (1930), Marrocos (1930) e O Expresso de Xangai (1932), além de excelente atriz, Dietrich também se destacava por sua bela voz, chegando inclusive a cantar em diversos longas.

Marlene Dietrich

O estilo de Marlene Dietrich (Foto: Reprodução)

Seu estilo refletia sua personalidade forte e autêntica. Polêmica, Marlene ficou sob os holofotes por manter relações amorosas com homens e mulheres. Foi também uma das primeiras mulheres a usar calças em público.

Apesar da postura autoritária e blasé, Dietrich exalava sensualidade e glamour. Seus belos cabelos loiros ondulados e a maquiagem bem marcada contrastavam com peças essencialmente masculinas como smokings, sapatos sociais, cartolas, gravatas e roupas militares.

Da esquerda para a direita: Madonna, Kylie Minogue e Jessica Lange em American Horror Story

Da esquerda para a direita: Madonna, Kylie Minogue e Jessica Lange em American Horror Story (Foto: Reprodução)

Atualmente, marcas, stylists e artistas bebem da fonte estética da atriz, principalmente com as questões de gênero em pauta, mantendo a chama andrógina e glamorosa de Marlene Dietrich viva.

Matérias Relacionadas
Beijo de cinema
10 beijos clássicos do cinema para você se inspirar e suspirar no Dia do Beijo

Deixe um comentário