Depois de outra tendência da Londres dos anos 60, a meia-calça branca, vir à tona na última temporada de primavera/verão da Chanel, chegou a vez das meias-calças coloridas voltarem com tudo na outono/inverno de 2024. Marcas como Balmain, Isabel Marant, Fendi, Pacco Rabanne e, para variar, Yves Saint Laurent apostaram na tendência e capricharam nas cores, desde o cinza e tons mais sóbrios até em cores mais intensas e ousadas como verde, roxo e as primárias.
Um pouco da história dessas peças, as meias-calças ganharam cores e estampas nos anos 60 com a chegada da minissaia de Mary Quant, foram substituídas na Era Disco dos anos 70 por meias lurex, que também eram finas e coloridas, mas iam até o calcanhar, e voltaram nos anos 80 com o movimento da New Wave. Nos anos 90 era considerado “uma cafonice” por conta da tendência do minimalismo, mas voltou a ser tendência nos anos 2000 com Gossip Girl, apesar de ser um breve retorno que durou até o fim da série.
Hoje, como já foi mencionado acima, voltaram com tudo e nós do UR daremos algumas dicas de como arrasar com elas enquanto caminha pelo Soho (ou pelo centro de sua cidade mesmo!). Confira:
Liso com liso, liso com estampa e estampa com liso, jamais estampa com estampa!
Consequentemente, o retorno das meias-calças coloridas trouxe de volta as meias estampadas, que também foram febre nos anos 60. Umas tem estampas com flores, outras com formas geométricas e também tem aquelas de renda desenhada. São uma graça e tê-las no armário é tentador, mas é preciso ter muito cuidado com o resto do look.
A menos que a intenção seja parecer com o Agostinho Carrara, não é aconselhável usar meia-calça estampada com peças de roupas também estampadas. Ou as meias são estampadas e as outras peças são lisas ou vice-versa, ambas estampadas trazem um excesso de informação para o look.

Com saia plissada
Outro retorno que também é consequência são as mini saias plissadas, que também foram febre nos anos 60 e deram suas voltas pelos anos 2000. Juntando com as meias-calças coloridas, elas dão uma certa elegância ao look e vão bem com qualquer peça “de cima”, como suéteres, jaquetas e ternos.

Vestidinhos curtos e básicos
Bem swinging sixties e contemporâneo ao mesmo tempo. As meias-calças coloridas também caem bem com mini vestidos básicos de corte reto, que podem ser tanto coloridos como preto. O bacana é que este caso serve para várias ocasiões, seja no dia-a-dia, no escritório, passeios em família e para sair à noite.

Sapatos
As meias-calças coloridas combinam com vários tipos de sapatos e, dependendo do que for usar nos pés, dá aquele ar retrô. Quer um look inspirado nos anos 60? Sapatos boneca, sapatilhas, botas e slingbacks são boas escolhas. Quer algo estilo anos 70? É para isso que servem as sandálias com salto, relembrando aquela tendência que surgiu com a novela Dancin’ Days, de 1978. Sapatos com exatamente a mesma cor da meia, dando a ilusão que são uma coisa só, também é uma grande aposta.

Você também aderiu à volta das meias-calças coloridas? Já usava antes do retorno? Comente.