Sabemos que a moda é cíclica e a tendência ao retrô vem aumentando de uns dez anos para cá. Agora, a novidade é que, segundo a última edição da Milano Fashion Week, essa tendência será bem mais reforçada em 2024, principalmente em relação à moda e beleza.
O evento que aconteceu entre os dias 19 e 25 de setembro na Itália mostrou que a temporada Primavera/Verão 2024 vem carregada de peças que remetem a várias décadas do passado lançadas por grifes como Prada, Versace, Diesel, entre outras. Vale ressaltar que, além das décadas entre 60 e 90, os anos 2000, agora novidade na cultura retrô, também deu suas caras no evento.
Muita coisa dos anos 90 à vista!
Foi perceptível nos desfiles a alta presença de peças típicas dos anos 90. Houve peças com muitas franjas (para a alegria dos sertanejos saudosistas), principalmente em saias, transparências e aquele minimalismo típico da segunda metade da década.
A grife que mais contemplou a década final do século XX foi a Gucci, que deu adeus às muitas estampas e cores de seu antigo estilista Alessandro Michelle e repaginou sua identidade para caber no novo conceito do quiet luxury, contratando o polido Sabato de Sarno como seu novo diretor criativo. Para o desfile, Sabato apostou em peças curtas e fendas, deixando muita pele à mostra e dando um ar leve e calmo de sensualidade.
A estética Y2K que já estava em alta nas redes sociais
Bem antes de começar esse último Milano Fashion Week, a geração mais nova já estava vidrada nos anos 2000, tanto que até ressuscitaram as Cybershots. O estilo Y2K, que resgata as peças de roupas do início do terceiro milênio, virou trend no TikTok. Aproveitando a ocasião, o diretor criativo da Diesel, Glenn Martens, resolveu oficializar a tendência com o desfile.
A exibição dos looks foi literalmente inspirada nos anos 2000, só o cenário do desfile em si foi baseado nas raves, que se popularizaram na época, com elementos típicos da festa, chuva artificial, telão e jogos de luzes. Já as roupas variavam entre cintura baixa, croppeds, vestidos drapeados, bolsas do tipo baguete e muito mais.
O respeitoso sessentinha também não ficou de fora!
Claro que os anos 60 entraram para a tendência deste verão de 2024. A Versace e a Fendi abusaram das estampas quadriculadas, principalmente a Fendi, que fez algo semelhante ao vestido Mondrian, de Yves Saint Laurent. Além disso, nota-se uma paleta de cores bem variada e típica da década, que vai desde os tons de marrom (que são mais puxados para os anos 70) até as cores vibrantes.
E já que a inspiração pelos anos 60 teve o seu espaço na Milano Fashion Week, os vestidos tubinho no estilo Mod (que, aliás, sempre veio a calhar nesses climas de calor) se tornaram essenciais. O desfile mostrou a versatilidade desse tipo de peça, podendo usar tanto em ambientes formais, quanto em situações diurnas e descontraídas.
A Beleza desta temporada
Além dos looks, esse último Milano Fashion Week apontou que a tendência de cabelo e maquiagem para este verão também chegam com ares do passado. Os cílios bem marcados dos anos 60, sombras coloridas e aquareladas dos anos 70 e 80, além dos cabelos modelados em ondas e da franja “pega rapaz”, ambos vindos dos anos 20, virão de forma um pouco mais atualizada para caber neste mundo contemporâneo.