A homenagem à Madonna pela Dolce & Gabbana não foi o único evento deste último Milão Fashion Week que chamou nossa atenção. Outras grandes grifes que apresentaram suas coleções para o Verão de 2025 também se destacaram, pois vieram com tendências resgatadas de décadas passadas.
Cores vibrantes, brilhos, peças que você olha e pensa “nossa, minha mãe tinha igual” ou “já vi isso naquela série clássica” tomaram conta das passarelas. E, como está difícil escolher uma só para focar e transformar em matéria, nós do UR listamos o que encontramos de retrô/vintage no evento, confira:
As tendências do passado para o Verão 2025 que desfilaram na Milão Fashion Week
1 – O sessentinha da Gucci
A Gucci passou por várias décadas quando apresentou sua coleção para este Verão de 2025 na Milão Fashion Week, dos anos 60 até o streetwear dos anos 2000, inclusive, houve até looks com épocas misturadas. Mas a base mesmo da grife foi os anos 60, ganhando inspirações do conceito de juventude que surgia na época e dos looks usados por Jackie O em seus dias de glória.
Apesar de ser uma coleção voltada para o verão, muitos itens apresentados eram casacos evasês, jaquetas e elementos equestres, que envolvem muita bota de cano longo. Mas também houve muito mini comprimentos, óculos de sol maximalistas, lenços com muitas estampas, além de uma paleta de cores vibrantes, predominantemente marcada pelo vermelho Âncora (uma assinatura do Sabato de Sarno) e tons vivos de verde. Algumas coisas dos anos 70 também foram dignas de notoriedade, como brilhos, vestidos luxuosos e chapéus de aba grande.

2 – Prada chega mais retrofuturista
A Prada apresentou uma coleção Verão 2025 um tanto inusitada na Milão Fashion Week, que fazia uma mistura desengonçada entre o streetwear contemporâneo e a era da Space Age. No meio de casacos, jaquetas esportivas e itens de alfaiataria, era possível ver peças metalizadas e de cortes geométricos com buracos em argolas e calças que imitavam meia-calças coloridas. Suéteres masculinos ao estilo Star Trek também não ficaram de fora.
Mas o destaque mesmo foram os óculos de sol e visores que formavam a linha de acessórios da coleção. Com seus formatos também geométricos e com uma pegada bem retrofuturista, estas peças lembravam muito as criações de André Courrèges nos anos 60. Sua paleta de cores era bem variada, mas o que predominava lá era a textura metalizada.

3 – Versace e o seu sexy 70’s
Além de arrasar com seu típico maximalismo (como sempre!), a Versace mergulha de cabeça nos anos 70 na temporada de Verão 2025 do Milão Fashion Week, tanto na modelagem, quanto na paleta de cores e materiais presentes nas peças. E ainda a grife se antenou com cada estilo que marcou a década – o boho, psicodélico e a disco fever.
Estampas zigue zague, saia na altura dos joelhos, vestidos fluídos e, o maior destaque, malhas metálicas que remetem ao globo espelhado tomam conta da coleção. Houve looks diurnos, mas os noturnos são os que ganharam mais evidência no desfile, principalmente aqueles mais sensualizados, como cortes mais justos e decotes que vão um pouco mais além do que o de costume.

4 – As gravatas da Emporio Armani
Como forma de celebração pelos seus 90 anos, Giorgio Armani trouxe uma coleção especial para a sua linha mais casual, Emporio Armani. Famoso por estabelecer um então novo padrão na moda feminina nos anos 70, criando uma linha inspirada em trajes masculinos, o estilista apresentou para o Verão 2025 da Milão Fashion Week looks de alfaiataria, onde as peças principais eram as gravatas.
Ternos largos com ou sem ombreiras, muita cintura alta e, claro, as gravatas, tanto afrouxadas como mais justas, nos fez lembrar bem das moças empoderadas dos anos 80. Além disso, essas peças também foram amarradas de forma que elas se transformassem em um top cujo estilo também era tendência na época. A paleta de cores também estava de acordo com a década citada, formada predominantemente por tons pasteis.
