“Antiga perdida no futuro” é assim que se define Virgínia Gomes, ou Miss Honey Moon, como é conhecida nas redes sociais. Mãe de dois meninos e faixa laranja de Krav Maga, Honey Moon é também uma apaixonada pela cultura vintage, em especial os anos 50, em que constantemente compartilha referências e inspirações da sua paixão.
Para o editorial do Universo Retrô, inclusive, ela que também é fotógrafa, fez suas próprias fotos no melhor estilo Housewife, em sua própria casa, com um figurino bem cinquentinha. Confira:
Universo Retrô: O que te incentivou a gostar de vintage e ser uma pin-up?
Miss Honey Moon: Meu primeiro contato com o universo vintage foi através dos meus avós que me criaram e que, mesmo após a década de 80, ainda mantinham costumes, móveis, roupas e vocabulário dos tempos antigos. Ainda lembro de todo o cuidado que minha avó tinha com o seu penteado “colmeia” usando bobes e laquê. Ainda lembro do cheiro (risos).
Lembro também da sua penteadeira cheia de perfumes antigos com frascos lindos que eu passava horas admirando. Fui crescendo com esta admiração. Já depois dos meus 30 anos ainda amava muito a cultura vintage e pensava que era a única no mundo com esse gosto. Até que uma amiga me mostrou um concurso em SP para pin-ups e então descobri que havia um movimento retrô forte no Brasil. Foi aí que eu me encontrei e mergulhei fundo em tudo o que eu podia aprender.
Universo Retrô: Você já participou de concursos de Pin-Up aqui em São Paulo, certo? As competições são algo que continuam te brilhando os olhos?
Miss Honey Moon: Sim, participei do The Sailor por 2 anos. Foi muito gratificante. Principalmente porque pude conhecer outras meninas e ganhei amizades que duram até hoje. Sou muito grata por isso. Gosto muito das competições, porque remontam aos mesmos concursos do passado e assim mantemos viva a tradição das pin-ups.
Universo Retrô: Qual a sua relação com o projeto Pinups RJ? Pode nos contar como surgiu o projeto?
Miss Honey Moon: O grupo Pinups RJ nasceu de uma paixão da idealizadora (Elena Sfirri) e outras mulheres que, como ela, adoram a cultura vintage. Assim, em 2018, através do primeiro concurso Pinup no RJ, idealizado pela Elena, nos conhecemos e decidimos nos unir com o propósito de difundir esta cultura em nosso estado, que até então se via bem pouco. Estamos crescendo dia após dia e nos divertindo bastante.
Universo Retrô: Quais são suas maiores inspirações atuais e/ou do passado?
Miss Honey Moon: Gosto de me inspirar em mulheres fortes, com a mente a frente de seu tempo, que batalharam muito na vida, sem perder o glamour da época antiga. Dentre elas, cito a minha avó Orminda, que foi minha primeira inspiração, as cantoras brasileiras da década de 50 como Dalva de Oliveira e Elizeth Cardoso, as atrizes da Old Hollywood como Marilyn Monroe, Ava Gardner e Josephine Baker e as cantoras Aretha Franklin e Nina Simone.
Universo Retrô: Qual foi a inspiração para fazer o ensaio para o Universo Retrô?
Miss Honey Moon: Me inspirei nas Pin-Ups Cheesecakes em casas dos anos 50. As decorações vintage falam muito forte ao meu coração, pois fizeram parte do meu passado e se tornaram minha referência de vida. Além disso, meu avô foi militar da aeronáutica na década de 40 e cresci ouvindo as suas histórias sobre a segunda guerra, com fotografias e imagens que ele ainda guardava com muito zelo.
Universo Retrô: Você é fotógrafa, certo? Foi você quem clicou as suas próprias fotos deste ensaio? Como funcionou a logística? Alguém te ajudou?
Miss Honey Moon: Sim, sou fotógrafa. Eu preparei a câmera e posicionei meu marido para me ajudar com os cliques. Assim, fui instruindo como ele deveria fazer. Como as fotos foram feitas na minha casa, isso facilitou muito, pois o cenário vintage já faz parte do nosso dia a dia.
Universo Retrô: Você se considera uma colecionadora de vintage ou memorabilia? Conta um pouco para a gente sobre o que podemos encontrar na sua casa.
Miss Honey Moon: Acho que sou colecionadora de vintage. Sei que isso não é muito comum, considerando a maioria da população, mas amo tanto a época antiga que me esforço em trazê-la pra minha vida. Decorei minha casa inspirada nos anos 50 e isso me traz tanta felicidade que, quando estou em casa, realmente me sinto naquela época.
Universo Retrô: Você tem uma casa toda vintage, marido e filhos. Como funciona a relação da sua família com essa cultura? O que eles pensam sobre isso?
Miss Honey Moon: Estou casada há 5 anos com meu marido e antes de me conhecer ele também já gostava das coisas antigas, só não tinha tanto acesso. Quando me conheceu, adorou meu estilo e recebeu também pra própria vida. Meu primeiro filho sempre teve contato através de mim, então pra ele é bem natural e ele gosta bastante. Todos somos bastante envolvidos com o universo vintage e gostamos muito.
Universo Retrô: Você já era mãe de um menino e recentemente adotou mais um garoto. O que ele diz sobre este universo?
Miss Honey Moon: Ele simpatiza, mas ainda está conhecendo. É tudo muito novo pra ele. Na verdade, acho que ele nunca ouviu falar antes. Está bem curioso com a vida que levamos. Ele tem 12 anos e está conosco há apenas 6 meses, mas tem mostrado bastante interesse pela cultura. Até já me pediu pra colocar músicas antigas como da Wanda Jackson (risos).