Para a alegria das crianças vividas nos anos 90, a TV Cultura lançou neste dia 9 um spin-off de Castelo Rá-Tim-Bum intitulado Morgana e Celeste. Como já mostra o título, a série é protagonizada pelas duas personagens icônicas, que são interpretadas pelos atores do elenco original – Rosi Campos e Álvaro Petersen.
Por enquanto com 60 episódios, a série é ambientada no porão do castelo, no qual Morgana reabre após milhares de anos para organizar a bagunça. Em companhia da cobra Celeste, a bruxa encontra vários móveis mágicos, quinquilharias fantásticas e objetos que fizeram parte da história da humanidade acumulados e esquecidos pelo cômodo ao longo do tempo. São esses os itens que ajudam Morgana a contar suas lembranças do passado, vividas em situações históricas como o Cavalo de Troia, a invenção do 14 Bis, a primeira sessão de cinema, entre outros.
Cada episódio tem cerca de três minutos de duração e é exibido às 11h40 e 16h25 como quadro do Quintal da Cultura. Mas, além do canal aberto da TV Cultura, Morgana e Celeste também está no catálogo do Cultura Play e no canal do Youtube da emissora. O primeiro episódio é sobre a invenção do avião e a bruxa segura uma miniatura do 14 Bis enquanto conta brevemente a história. Destaque para a Celeste, que está mais debochada do que nunca.
Castelo Rá-Tim-Bum
O sucesso infantojuvenil da TV Cultura, Castelo Rá-Tim-Bum, foi produzido e originalmente exibido entre os anos de 1994 e 1997 com 90 episódios e um especial. Todo mundo já sabe o enredo, mas contaremos mesmo assim – a série conta a história do garoto Nino (Cássio Scapin), de 300 anos, que vive em um castelo localizado em algum bairro implícito de São Paulo com seus tios Victor (Sérgio Mamberti) e Morgana, além de várias criaturas mágicas e animais falantes.
Diariamente o protagonista recebe a visita de três crianças para brincar com ele, Pedro (Luciano Amaral), Biba (Cynthia Rachel) e Zequinha (Freddy Allan). Além disso, alguns personagens eventuais, como a repórter Penélope (Angela Dippe) e o entregador de pizza Bongô (Eduardo Silva), também faziam visitas ao castelo. Fora a história principal, os episódios da série também contavam com quadros educativos sobre música, pintura, curiosidades e operações básicas de matemática.