Nos anos 60 e até antes, no final dos anos 50, a Europa crescia na indústria cinematográfica e atraía cada vez mais jovens entusiastas. Lembrando que a juventude da época naquela região estava liderando uma forte revolução cultural, principalmente com o surgimento da subcultura mod, essa geração pretendia quebrar aquele padrão comercial do cinema mainstream americano, formando um então novo estilo que é o Nouvelle Vague.
Formado na França no final dos anos 50, o estilo ia na contramão do enredo e estética do cinema hollywoodiano. Seus filmes eram de baixo orçamento e contavam com narrativas não-lineares, cortes repentinos e temas considerados tabus para a sociedade. Alguns dos cineastas que aderiram ao Nouvelle Vague são Jean-Luc Godard, François Truffaut e Eric Rohmer.
Além disso, em termos visuais, as produções do tipo também tinham uma estética modernista. O elenco do Nouvelle Vague era formado por atores e atrizes pouco conhecidos, mas que se vestiam de acordo com a subcultura. Claro, afinal, como já foi citado acima, o Nouvelle Vague foi formado por jovens europeus em plenos anos 60.
Outro motivo dos mods se identificarem com o estilo é que o enredo desses filmes normalmente eram narrados sob a perspectiva de personagens marginalizados. De forma fictícia, criminosos, adúlteros e rebeldes mostravam suas rotinas e o porquê de estarem ali, agindo daquela forma. Na época, os mods, apesar de trabalharem e viverem com seus pais, eles também eram marginalizados e julgados como jovens rebeldes ou malucos pela sociedade. Pela primeira vez, eles se sentiam compreendidos, no caso, pelos cineastas do Nouvelle Vague.
O cinema da Nouvelle Vague foi mais um feito pela juventude europeia dos anos 60 que causou uma revolução na sociedade, mas que inicialmente foi visto como algo negativo, sem pudor. Este estilo cinematográfico nos deixou um legado, hoje temos em nossa percepção que os filmes podem ser produzidos das mais variadas formas, com narrativa linear ou não-linear, com baixo orçamento e improvisos, além de enredos que possam nos passar uma mensagem real ou apenas algo fantasioso apenas para entretenimento.