Desde o tremendo sucesso que atravessou gerações desde 1986, Top Gun se tornou um daqueles filmes do qual todos esperam uma sequência. Após anos de especulações, a expectativa dos fãs cresceu na última semana, pois Val Kilmer (que interpretou Iceman no primeiro filme) anunciou um convite da produção de Top Gun 2 para reviver seu papel. Tom Cruise já estaria confirmado para voltar a interpretar o piloto Maverick, segundo David Ellison, produtor da Skydance.
A morte de Jack Scott, o diretor original de Top Gun, em 2012, fez muita gente pensar que não haveria mais um novo filme. Realmente algumas sequências não dão certo e acabam por “estragar” sua história, principalmente se não trouxerem o elenco original na produção. Mas Tom Cruise, mesmo não confirmando pessoalmente se participaria do filme, teria afirmado que “Seria divertido. Eu gostaria de voltar para aqueles jatos”. Val Kilmer postou em sua conta no Facebook na semana passada que estava entusiasmado para reviver seu papel e comentou sobre a morte do diretor Jack Scott: “Todos nós sentiremos saudade de Tony Scott, um dos homens mais gentis que conheci neste negócio do cinema, mas vamos ligar os motores dos caças de novo!!!”.
Mesmo que ainda esteja na pré-produção, os fãs de Top Gun (e os fãs de filmes de ação em geral) podem se surpreender com algumas mudanças no roteiro, que será assinado por Peter Craig, de “Atração perigosa” (2010), e Justin Marks, de “Street Fighter: A lenda de Chun-Li” (2009). Segundo David Elisson, da Skydance, “a história adapta aquele mundo (de 1986) para o que pilotos de combate na marinha se tornaram hoje”.
A primeira notícia que havia surgido é que Tom Cruise seria um instrutor da escola Top Gun, e agora também há a informação que o filme contará sobre o fim de combates aéreos tripulados e o uso de drones (aeronaves não-tripuladas). Como podemos ver, o combate aéreo utilizando drones, ou até mesmo os aviões VANT, adquiridos pela Força Aérea Brasileira há pouco tempo, são uma tendência mundial.
Para quem não sabe, apesar da trama original de Top Gun ser uma história fictícia, o lugar onde foi filmada e a escola dos “melhores entre os melhores” pilotos da marinha americana realmente existe e se chama Top Gun. Há um ótimo mini documentário dirigido por David Crowther que conta um pouco do dia a dia dos pilotos e seus instrutores, além de mostrar a diferença da escola de 1986 para a atual.
De qualquer modo, Top Gun 2 é uma ótima notícia pára o mundo do cinema que parece estar ganhando nova vida com várias sequências de clássicos sendo anunciadas. Os fãs podem aguardar um filme que, apesar de revisitar um dos melhores longas da história, irá trazer uma trama atual e desafiará os novos produtores a fazerem um trabalho tão bom quanto em 1986.