Novos Baianos é uma banda que surgiu no ano de 1969 e estourou para todo o Brasil na década de 1970. Eles misturavam elementos da musicalidade brasileira ao rock and roll. Inicialmente, os membros eram compostos por Pepeu Gomes, Baby do Brasil, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão e Moraes Moreira.
O grupo foi fortemente influenciado pela corrente tropicalista. Mesclavam instrumentos como o pandeiro à guitarra e elaboravam um rock puramente brasileiro. As letras remetiam ao anarquismo e a cultura hippie. Vale ressaltar que, na década de 70, o Brasil passava pela ditadura militar e não era fácil ter a ousadia dos Novos Baianos para falar os versos da canção “Dê um rolê”, escrita por Moraes Moreira e Luiz Galvão :
Enquanto eles se batem, dê um rolê e você vai ouvir
Apenas quem já dizia
Eu não tenho nada
Antes de você ser eu sou
Eu sou, eu sou o amor da cabeça aos pés
Outra canção icônica dos Novos Baianos é “A menina dança”. Relembre o clássico na voz de Baby do Brasil:
Entre encontros e separações, passaram-se 17 anos desde que os principais componentes uniram-se pela última vez. No final de 2015, os integrantes anunciaram a mini turnê que fariam pelo Brasil em 2016. O retorno aconteceu na Concha Acústica, em Salvador. Na cidade de São Paulo, as apresentações aconteceram entre 12 e 13 de agosto no Citibank Hall. Os shows ocorrem na capital do Rio de Janeiro nos dias 02 e 03 de setembro no Metropolitan. O reencontro encerra-se no BH Hall, em Belo Horizonte.
O reencontro dos Novos Baianos representa uma celebração da música brasileira que trouxe as músicas regionais para o cenário do rock and roll, transformando a música estrangeira em valorização das pluralidades regionais.
Por fim, não deixe de escutar “Acabou Chorare”, a canção que demonstra o lado mais MPB dos Novos Baianos: