O século XX foi marcado por uma grande mudança estética que influenciou todas as áreas do design. Era o início do modernismo e seus vários movimentos artísticos como Bauhaus, Futurismo, Industrial, entre outros. Estes novos estilos deixaram de lado a estética rebuscada e ornamentada do século anterior para se concentrar em ergonomia, funcionalidade e praticidade. A partir dos anos 40, as construções, tanto residenciais quanto comerciais, objetos de decoração, eletrodomésticos e móveis, passaram a aderir à um estilo mais moderno, era o Mid-Century Modern tomando conta do design americano.
O estilo Mid-Century foi marcado por um design mais minimalista, com linhas fluídas e orgânicas que valorizavam o espaço útil de acordo com a necessidade de seus usuários. As residências passaram a ser espaçosas, com telhados horizontais, salas amplas do tipo ‘loft’, painéis de vidros passaram a substituir paredes inteiras e os quintais e varadas passaram a integrar a vida social da família. As casas passaram a ter grandes áreas de lazer com espaço para piscinas particulares.
Os materiais mais utilizados nas construções e fabricações de móveis e objetos decorativos foram a madeira, o vidro, o aço e também o plástico. Mas de todos os novos estilos e escolas que surgiram nesta época, o Mid-Century foi o que mais incorporou a natureza dentro de seus projetos, incluindo formas orgânicas e valorizando a iluminação e a paisagem natural do ambiente.
As ilustrações de Charles William Schridde mostram alguns detalhes deste estilo:
Com o fim da guerra e o crescimento econômico dos Estados Unidos, houve também um grande crescimento das áreas suburbanas, que em pouco tempo se transformaram em grandes zonas residenciais. A típica moradia dos sonhos americano! Palm Springs, na Califórnia, é um dos lugares com a maior concentração da estética Mid-Century do mundo, com grande parte de seus prédios ainda conservados.
A transformação da pequena Palm Springs começou nos anos 30 quando a elite de Hollywood encontrou nesta cidadezinha um refúgio para a vida atribulada da cidade grande. Era apenas duas horas de viagem dos grandes estúdios de cinema. Tanto a elite cinematográfica, quando outros americanos com grande poder aquisitivo transformaram a pequena cidade em um oásis em meio à paisagem do deserto.
Muitas casas foram construídas baseadas na estética moderna, e posteriormente, nos anos 50 e 60, alguns arquitetos chegaram a construir bairros inteiros de casas neste estilo para a classe média. Em pouco tempo, Palm Springs se tornou ícone da arquitetura Mid-Century Modern e, conta hoje, com um evento anual conhecido como “Modernism Week”, onde os visitantes e fãs da cultura modernista fazem um tour não só pela cidade, como pelas construções mais famosas e muito bem conservadas.
Adoro tudo dos anos 50. A moda, a arquitetura, o design, o estilo de vida