Home > Destaque > O sucesso dos Beatles na Reeperbahn dos anos 60

O sucesso dos Beatles na Reeperbahn dos anos 60

19 de fevereiro de 2016, por Pedro Vianna
Música

A Reeperbahn é uma rua do distrito de St. Pauli, em Hamburgo, Alemanha. Conhecida por ser um dos centros da vida noturna da cidade alemã, é recheada de restaurantes, boates, discotecas e bares. Também possui alguns clubes de strip, sex shops, entre outras atrações. A cidade é descrita em alemão como “die sündigsteMeile”, algo como “o caminho mais pecaminoso”.

Se traduzida para o inglês, “Reeperbahn” significa “ropewalk”, ou seja, lugar onde são feitas cordas ou cabos. Isso porque o local era uma região onde ficavam muitos trabalhadores, o que motivou a surgir muitos bares no local. Foi assim que a rua Reeperbahn começou a tomar formar de ambiente mais boêmio e passou a ser conhecida como o melhor lugar noturno de Hamburgo.

Reeperbahn nos anos 50

Reeperbahn nos anos 50 (Foto: Reprodução)

Mas foi nos anos 50 que a Reeperbahn estourou de vez. Com o crescimento do rock and roll na Europa, vários ritmos musicais eram tocados nos bares da rua. Ritmos como o britânico skiffle, que levou várias bandas inglesas a tocarem em Hamburgo buscando serem reconhecidas. Foi se apoiando nesse estilo, que os Beatles, ainda com sua formação em quinteto (John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Stuart Sutcliffe, Pete Best), foram para a Alemanha buscar experiência e reconhecimento.

Na metade do ano de 1960, o quinteto visitou pela primeira vez Hamburgo, onde tocavam por horas em qualquer bar que lhes desse um pouco de dinheiro. Por ser menor de idade, George Harrison foi deportado e McCartney e Best foram presos após provocarem um incêndio. Mas mesmo tendo ficado pouco tempo na Alemanha, foi o bastante para verem que a Reeperbahn era um grande outdoor para sua música.

Beatles em Hamburgo. Música e ambientes rústicos

Beatles no início da formação em Hamburgo. Música e ambientes rústicos (Foto: Reprodução)

Depois de George Harrison completar 18 anos, os Beatles voltariam para Hamburgo. Desta vez mais organizados e conhecidos, eles tocaram em clubes maiores e com mais qualidade, e por estarem mais conhecidos também recebiam cachês mais altos. Foi em um dos tantos bares da Reeperbahn que os Beatles conheceram Astrid Kirchherr, fotógrafa alemã, que daria a dica de baixarem seus topetes e ajudaria a criar a famosa imagem das franjas e o uso de ternos.

A experiência na Reeperbahn fez com que os Beatles ficassem tão bons como eles ficaram posteriormente conhecidos. E o fato deles terem tocado e crescido não só como banda, mas a serem verdadeiros artistas na Reeperbahn dos anos 60 fez com que a cidade se tornasse um lugar mais interessante, como tem sido nos dias de hoje. Vale a visita!

Matérias Relacionadas
Beatles '64
Beatles ‘64: os fab-four ganham novo documentário da Disney+ com trailer já lançado
Bebel Mod
Bebel Mod??: 6 vezes em que a personagem da Grande Família mostrou ter um pézinho na subcultura
Milão Fashion Week Verão 2025
Milão Fashion Week: 4 tendências retrô que prometem para o Verão 2025
Half - Aline Love & Club Band
Half: Aline Love & Club Band lança primeiro single em inglês e cheio de atitude

1 Response

Deixe um comentário