Helmut Lang (1989) vs. Reinaldo Lourenço (2011) – (Foto/Montagem: Reprodução)
Quem já não ouviu a seguinte frase da avó, “guarda, menina, porque a moda volta!”? Pois então, eis a discussão de críticos e leigos: seria a moda uma cópia da própria moda?
Acontece que existem pessoas geniais, que emplacam e encantam a todos, e delas, num universo de inconsciente coletivo, informações a todo vapor e déficit criativo, surgem releituras. Não deixa de ser legal, é bonito de se ver, mas causa, sim, interrogação.
No entanto, vale lembrar que, se existe esse revival, é porque existiram criações maravilhosas e pessoas realmente competentes no mercado de moda, a ponto de jamais serem esquecidas! Abaixo, você pode ver imagens de coleções de alguns desses gênios da moda, que foram relembrados ou serviram de referência para estilistas contemporâneos.
A resposta, se é inspiração ou cópia, é difícil saber ao certo. Mas é interessante comparar criações parecidas, até há um blog só para isso, o Copy Paste Fashion Week. Vale gastar um tepinho vendo as coleções que ele relaciona. Confira e deixe sua opinião nos comentários: