Fora o fato de ser a série animada mais longeva da história, acumulando um pouco mais de três décadas, Os Simpsons carrega outra marca espantosa que dá o que falar entre seus fãs, nas redes sociais ou não, que é “prever” os acontecimentos históricos do mundo. O que acontece nos episódios são retratados em tom de piada e todo mundo se diverte, até acontecer na vida real algum tempo depois. Nós do UR vamos listar algumas, confira:
Alguns fatos históricos que foram previstos em Os Simpsons
1 – Pandemia do coronavírus
No episódio Marge Vai para a Cadeia, de 1993, acontece um surto de gripe cujo vírus veio de Osaka, no Japão. Toda a Springfield é rapidamente tomada pela doença e seus habitantes entram em pânico a ponto de atacarem um caminhão, acreditando carregar a cura. Em 2020, aconteceu algo bem semelhante na vida real, um vírus surgiu na China, ou seja, também na Ásia, e se espalhou rapidamente pelo resto do mundo. O pânico das pessoas e a ânsia de encontrar uma cura que os fazem acreditar em qualquer coisa também soa bastante familiar com o episódio dos Simpsons.
2 – Vespas Assassinas
Ainda no mesmo episódio, o caminhão atacado pelos habitantes de Springfield, em vez de carregar a cura da gripe de Osaka, como acreditavam, carregava um caixote cheio de abelhas assassinas, que acabam sendo soltas e atacam a população. Também em 2020, enquanto a pandemia estava no seu auge, vespas asiáticas gigantes e venenosas foram vistas por cientistas americanos no estado de Washington e apelidadas por eles de “Vespas Assassinas”.
3 – Donald Trump na presidência
O que foi citado e encarado pelo público como uma piada no episódio Bart no Futuro, lançado em 2000, virou verdade em 2016. Na trama, Bart tem uma visão do futuro e se depara com uma Springfield de 30 anos depois e sua irmã, Lisa, sendo eleita a primeira mulher Presidente dos Estados Unidos. Em uma certa cena, a crescida Lisa menciona que precisa lidar com os estragos causados pelo presidente anterior, Donald Trump. Como podemos observar, fora o fato de Trump ter sido eleito, a negligência dele na sua gestão também foi prevista.
4 – Smartwatches
Outro episódio em que mostra os Simpsons em alguma época no futuro é o Casamento de Lisa, de 1995. Com a trama ambientada em 2010, Lisa, com 23 anos, fica noiva de um colega de faculdade britânico que, em uma determinada cena, liga para alguém pelo relógio. Claro que o “smartwatch” do noivo da Lisa foi pensado de acordo com a tecnologia da época em que o episódio foi lançado, o gadget era um mini celular do tipo “tijolão dos anos 90” amarrado no pulso. Na vida real, os smartwatches só surgiram em 2013.
5 – Corrupção na FIFA e as notas de 200 reais
No episódio especial da Copa do Mundo no Brasil, de 2014, houve um caso de corrupção dentro da FIFA, no qual Homer é vítima de uma tentativa de suborno, recebendo uma mala cheia de notas de 200 reais. O tema da corrupção era apenas uma piada com a má fama de nosso país, mas em 2015 a FIFA foi realmente o centro de uma investigação de corrupção. Outra premonição que chocou os fãs de Simpsons é que, em 2020, o governo brasileiro lançou cédulas de 200 reais no Brasil.
A “bruxaria” por trás das previsões de Os Simpsons
Em uma entrevista para o Cartoon Base, o produtor da série, Matt Selman, disse que o segredo por trás das previsões de Os Simpsons é algo muito simples do que muita gente imagina e não tem nenhuma ligação com o paranormal.
“A realidade é que as previsões de Os Simpsons podem ser atribuídas ao entendimento básico de dois itens – história e matemática. Se você estuda história, você será capaz de ‘prever’ o futuro por causa da estupidez que a humanidade repete. Se você estuda matemática, você saberá que se o programa faz literalmente milhares de piadas por mais de 800 episódios, seria estatisticamente impossível não criar material que sobrepõe com o que acontece com a vida real depois”, explica.
Além disso, Matt opinou sobre o assunto, fazendo um alerta sobre as fake news que isso pode gerar. “Sinto que na atual era de desinformação digital que vivemos, as previsões de Os Simpsons – ou melhor, suas coincidências – se tornaram inúteis. Qualquer imbecil pode criar uma imagem com inteligência artificial que é baseada nos eventos atuais e dizer ‘Os Simpsons previram!’ – e pessoas boas, mas facilmente enganáveis, acreditarão porque elas querem que seja verdade”, completou.