Home > Design > Pé Palito: confira a história da tendência atemporal que vai e volta na decoração

Pé Palito: confira a história da tendência atemporal que vai e volta na decoração

21 de junho de 2023, por Leila Benedetti
Design
Pé Palito

Embora associamos com o design de interiores dos anos 50 e 60, os móveis com pé palito são atemporais. Agora que essa tendência voltou com tudo e com a mesma pegada “mid century”, nada melhor que desvendarmos a sua história. 

Os pézinhos finos em móveis já estavam presentes no estilo clássico e rococó, mas eles eram mais curvos e ficavam em posição reta. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Europa passando seu título de maior potência do mundo para os EUA e URSS e a chegada da Guerra Fria, todo o ocidente substituiu as tendências clássicas europeias pelo futurismo americano.

Móvel Clássico
(Antes do fim da Segunda Guerra Mundial, a tendência na decoração era predominantemente europeia. | Foto: Divulgação/Decoração Móveis)

Obviamente, os tais pézinhos, assim como os demais elementos do design, foram repaginados, deixando para trás as suas curvas para dar lugar a traços retos, minimalistas e pontas mais finas, parecendo palitos de dente gigantes. Daí o então novo nome – Pé Palito. 

Criado no final dos anos 40, esse item virou tendência na década seguinte. O motivo foi muito mais além da estética então diferenciada. A população da época ainda passava por apertos financeiros por conta da Segunda Guerra, ao mesmo tempo em que buscavam mais leveza na vida depois de presenciarem situações tão bruscas e negativas. 

Poltrona com pé palito
(Os móveis com pé palito eram mais acessíveis e leves se comparado aos móveis clássicos. | Foto: Reprodução)

Com os pézinhos inclinados, o móvel tinha seu peso transferido para o piso. Com isso, sua produção exigia menos material em relação aos móveis de pés retos, que requerem mais massa para suportar pesos. Isso tornou o móvel mais barato e mais leve, tanto no transporte quanto no seu visual, dando sensação de leveza até mesmo para o ambiente. 

Aqui no Brasil, só aderimos essa tendência nos anos 60. Seja no país ou em qualquer lugar do mundo, o pé palito teve seu reinado até meados dos anos 70, com o surgimento dos estofados e móveis do tipo “box”. Hoje, com a tendência pela nostalgia e pelo estilo de vida mais prático, os móveis com pé palito voltaram com tudo. Além do tradicional estilo mid-century com pézinhos em madeira, também encontramos esse item em móveis mais contemporâneos e em diversos materiais como plástico e metal. 

Matérias Relacionadas
Tendência retrô: estilos do passado mais presentes nos revestimentos de parede
Portinari
Portinari lança revestimentos inspirados nos ritmos que fizeram a história da música
Design Kitsch
Design Kitsch: para uns é cafona, para outros uma tendência nostálgica
Tecnologia Mid-Century
Tecnologia Mid-Century: 5 coisas legais que deprimiam o brasileiro por só ter na gringa

Deixe um comentário