Home > Destaque > Penelope Tree: Twiggy não era a única It Girl britânica nos anos 60!

Penelope Tree: Twiggy não era a única It Girl britânica nos anos 60!

24 de fevereiro de 2021, por Leila Benedetti
Moda
Penelope Tree

Sim, isso mesmo que você leu no título. As It Girls já estavam circulando por aí muito antes da invenção do Instagram e Tik Tok. Junto com Twiggy, na qual todos estão cansados de ouvir falar (mas é sempre bom seguir falando), está outra menos lembrada atualmente: Penelope Tree.

Filha de um jornalista com uma socialite, a modelo britânica nascida em 1949 se tornou muito famosa durante a fase swinging sixties de Londres. Sua carreira começou aos 13 anos com os cliques da então fotógrafa da Vogue Diana Vreeland e sem aprovação nenhuma da família. Mas ela só foi realmente descoberta aos 16 anos, quando seu pai já havia aceitado sua profissão. Ela chamou a atenção dos fotógrafos Cecil Beaton e Richard Avedon durante o histórico Baile do Preto e Branco, no New York Plaza Hotel em 1966, com seu look ousado, feito especialmente para a festa temática.

Black and White Ball
(Penelope Tree e o outfit usado no Baile do Preto e Branco que fez sua carreira deslanchar. | Foto: Corbis Archive)

Sendo musa do fotógrafo David Bailey, com quem morou junto em um apartamento em Londres entre os anos de 1967 e 1974, Penelope Tree foi muito comparada aos Beatles por ser uma das inspirações da contracultura britânica dos anos 60 e inspirar inúmeras jovens, inclusive americanas, da época. Sua carreira de modelo durou até o início dos anos 70, quando ela ganhou cicatrizes após contrair acne no rosto, comprometendo a sua imagem.

Hoje ela segue viva e fabulosa, como nos anos 60. Além de ter voltado a modelar em 2012 para uma campanha da marca de moda Barney’s, de Nova York, Penelope Tree agora é praticante do budismo e é patrona da Lotus Outreach, uma ONG de Cambodja que oferece apoio à educação e saúde para as meninas em situação de pobreza, além de incentivá-las ao empoderamento feminino.

Penelope Tree
(A modelo posando para a campanha da Barney’s em 2012. | Foto: Mario Sorrenti/Barney’s)

Matérias Relacionadas
Mulheres no Instagram
10 entusiastas da cultura vintage para seguir no Instagram

Deixe um comentário