Depois de derrubarem a estátua do traficante de escravos Edward Colston, na cidade de Bristol, Inglaterra, os manifestantes britânicos do #BlackLivesMatter resolveram atacar a rua Penny Lane, na cidade de Liverpool. Os manifestantes acreditam que a rua inspiradora de um dos maiores hits dos Beatles foi nomeada em homenagem a outro traficante de escravos, James Penny.
No último dia 12, os manifestantes cobriram quatro placas da rua, entre elas a sua principal e mais famosa, com tinta spray preta, além de pichar a palavra “racista” em uma parede ao lado de uma delas. Os moradores da área limparam tudo horas depois.
Com este episódio, o prefeito de Liverpool, Joe Anderson, decidiu investigar se o nome Penny Lane é realmente uma homenagem ao traficante para renomear a rua se o fato for confirmado. “Se a rua é chamada de Penny Lane por causa de James Penny, então isso precisa ser investigado. Algo precisa acontecer e diria que a placa e aquela rua correm o risco de serem renomeadas”, afirmou o prefeito.
Em suas pesquisas preliminares, o prefeito concluiu que a palavra “Penny” pode se referir ao centavo britânico, chamado de “penny”, devido ao pedágio pago para cruzar a rua Penny Lane, mas o prefeito continua com as investigações. Já o International Slavery Museum, museu de Liverpool sobre a escravidão, afirma que o nome da rua não tem ligação nenhuma com James Penny.
A teoria de que a rua turística faz homenagem à escravidão não é de hoje. Muitos já questionaram sobre o nome da rua tempos atrás, agora a dúvida voltou à tona com a revolta provocada pelo assassinato de George Floyd por um policial branco nos EUA.
A famosa música Penny Lane dos Beatles
A canção Penny Lane foi lançada pelos Beatles no ano de 1967 em um compacto simples junto com Strawberry Fields Forever, outro sucesso do quarteto. Inicialmente a música seria lançada como faixa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, do mesmo ano, mas a gravadora optou por lançá-la como single porque estava em busca de algo novo. Apesar de ser um clássico (a ponto de transformar a rua Penny Lane em um ponto turístico de Liverpool) Penny Lane não é faixa de nenhum álbum dos Beatles.