Home > Destaque > Persuasão: depois do cinema e da Netflix, obra de Jane Austen foi parar até no TikTok

Persuasão: depois do cinema e da Netflix, obra de Jane Austen foi parar até no TikTok

28 de julho de 2022, por Leila Benedetti
Lifestyle
Jane Austen

A obra de Jane Austen lançada em 1817, Persuasão, é um daqueles títulos que sempre será icônico, atemporal e de boa repercussão por gerações. É o que chamamos de clássico. Como todo clássico, foi inevitável a obra da romancista britânica ganhar várias adaptações cinematográficas e, agora, virar assunto na rede social do momento.

Persuasão já recebeu quatro versões para o cinema entre os anos de 1960 e 2007. Agora neste ano de 2022, quinze anos depois, virou filme para a Netflix estrelado por Dakota Johnson, gerando assunto entre as gerações mais novas.

Com esta obra ainda mais em alta, o TikTok lançou um dos maiores clubes de leitura do mundo, o TikTok Book Club, e escolheu o famoso livro de Jane Austen como tema a ser discutido em sua primeira edição. Esta escolha se deu pelo fato da obra ser uma predileta entre os perfis da rede focados em indicações literárias, os chamados booktokers

Persuasão
(Capa da edição mais recente de Persuasão. | Foto: Divulgação/Grupo Editorial Edipro)

Apesar de publicado há dois séculos atrás, as narrativas de Jane Austen seguem atemporais e cativam várias gerações. Seu enredo conta a história de Anne Elliot, filha de um baronete, que é influenciada a romper seu feliz noivado com Frederick Wentworth, um ambicioso oficial da Marinha, por conta de diferenças sociais. Oito anos depois, ainda solteira e com sua família endividada, ela se reencontra com seu antigo amor, agora um bem-sucedido capitão. 

Assim como em todas as obras de Jane, que tem um viés feminista na qual é aclamado até hoje, a protagonista Anne tem uma personalidade forte, contradizendo os costumes conservadores da época. Durante o enredo, ela deixa a fortuna e aparência em segundo plano para se concentrar em descobrir aspectos mais profundos nas suas relações. 

Este livro foi o último publicado por Jane em 1817, mesmo ano de sua morte. Ele começou a ser escrito em 1815, mas teve que ser interrompido por um ano devido a problemas de saúde. Logo depois que publicou a obra, Jane começou a escrever Sanditon, porém esta obra não chegou a ser concluída e publicada.   

Matérias Relacionadas
Naked as my Soul: Julia Benford conta sobre seu primeiro lançamento solo
Maleta Hello Kitty
Papelaria Castorino: Loja em Vila Velha (ES) viraliza com materiais escolares dos anos 80 a 2000
Cybershot
Cybershot: câmera fotográfica dos anos 2000 volta a ser tendência entre a geração Z
That '90s Show: Netflix
That ‘90s Show: Netflix acerta em spin off com a mesma receita de Fuller House

Deixe um comentário