Para quem não sabe, dia 25 de maio é o dia em que Pluto, o famoso melhor amigo de Mickey Mouse, faz nove décadas. Para comemorar a data, o cãozinho ganhou até uma maratona com seus melhores episódios no canal pago Disney Junior, transmitido a partir das 11h.
Desenhado como um cão da raça bloodhound, o atrapalhado cão teve sua primeira aparição em 1930 no curta “The Picnic”. No enredo, Pluto atendia pelo nome de Rover e era animal de estimação de Minnie Mouse, mas seu perfil de cão bobo e atrapalhado cativou os espectadores, tanto adultos como crianças.
Foi só a partir de 1931, no curta “The Moose Hunt”, que ele passa a ser apresentado como o cachorro de Mickey e tendo seu nome alterado para Pluto, em homenagem a então recente descoberta do planeta Plutão, após o criador Walt Disney pensar em vários outros apelidos, como Pal e Homer the Hound.
Depois de participações como estrela coadjuvante nos curtas de Mickey, Pluto passa a protagonizar suas próprias histórias, entre elas “Just Dogs”, episódio lançado em 1931 na série de esquetes animadas Silly Symphonies, e “Quin-puplets” , de 1937, onde ele e sua amada pequinesa Fifi são apresentados como marido e mulher e pais de cinco adoráveis porém travessos “mini-plutos”. O cachorro também foi o único personagem da turma do Mickey a ganhar uma série animada, “Silly Symphony, Mother Pluto”, de 1936.
Outras aparições que não incluíam o Mickey, foram episódios em que o cão se apresentava como animal de estimação do Pato Donald, pois Walt Disney percebeu que a personalidade de Pluto combinava e muito com o temperamento do Donald. Os dois personagens podem ser vistos nos curtas “Donald e Pluto”, de 1936, “Donald’s Dog Laundry”, de 1940, e “The Eyes Have It”, de 1945.
Participando de mais de 100 filmes, em sua maioria curtas de sete minutos cada, Pluto chegou a ganhar um Oscar como Melhor Curta de Animação nos anos 40 ao protagonizar o curta Lend a Paw, de 1941. Além do cinema, o cãozinho também fazia sucesso no meio dos quadrinhos, sendo a sua primeira aparição impressa na tirinha “Pluto the Pup”, de 1931.
Pluto segue até hoje participando de filmes animados para TV e cinema e licenciando marcas de vestuário, alimentos, jogos eletrônicos e brinquedos, além de dar as boas vindas aos visitantes dos mais variados parques e resorts temáticos da Disney instalados pelos quatro cantos do mundo.