Home > Cinema & TV > Pluto completa 90 anos neste mês de maio, conheça sua história

Pluto completa 90 anos neste mês de maio, conheça sua história

25 de maio de 2020, por Leila Benedetti
Cinema & TV
Pluto

Para quem não sabe, dia 25 de maio é o dia em que Pluto, o famoso melhor amigo de Mickey Mouse, faz nove décadas. Para comemorar a data, o cãozinho ganhou até uma maratona com seus melhores episódios no canal pago Disney Junior, transmitido a partir das 11h. 

Desenhado como um cão da raça bloodhound, o atrapalhado cão teve sua primeira aparição em 1930 no curta “The Picnic”. No enredo, Pluto atendia pelo nome de Rover e era animal de estimação de Minnie Mouse, mas seu perfil de cão bobo e atrapalhado cativou os espectadores, tanto adultos como crianças.

Foi só a partir de 1931, no curta “The Moose Hunt”, que ele passa a ser apresentado como o cachorro de Mickey e tendo seu nome alterado para Pluto, em homenagem a então recente descoberta do planeta Plutão, após o criador Walt Disney pensar em vários outros apelidos, como Pal e Homer the Hound.  

Depois de participações como estrela coadjuvante nos curtas de Mickey, Pluto passa a protagonizar suas próprias histórias, entre elas “Just Dogs”, episódio lançado em 1931 na série de esquetes animadas Silly Symphonies, e “Quin-puplets” , de 1937, onde ele e sua amada pequinesa Fifi são apresentados como marido e mulher e pais de cinco adoráveis porém travessos “mini-plutos”. O cachorro também foi o único personagem da turma do Mickey a ganhar uma série animada, “Silly Symphony, Mother Pluto”, de 1936. 

Outras aparições que não incluíam o Mickey, foram episódios em que o cão se apresentava como animal de estimação do Pato Donald, pois Walt Disney percebeu que a personalidade de Pluto combinava e muito com o temperamento do Donald. Os dois personagens podem ser vistos nos curtas “Donald e Pluto”, de 1936, “Donald’s Dog Laundry”, de 1940, e “The Eyes Have It”, de 1945. 

Participando de mais de 100 filmes, em sua maioria curtas de sete minutos cada, Pluto chegou a ganhar um Oscar como Melhor Curta de Animação nos anos 40 ao protagonizar o curta Lend a Paw, de 1941. Além do cinema, o cãozinho também fazia sucesso no meio dos quadrinhos, sendo a sua primeira aparição impressa na tirinha “Pluto the Pup”, de 1931. 

Pluto segue até hoje participando de filmes animados para TV e cinema e licenciando marcas de vestuário, alimentos, jogos eletrônicos e brinquedos, além de dar as boas vindas aos visitantes dos mais variados parques e resorts temáticos da Disney instalados pelos quatro cantos do mundo.   

Deixe um comentário