O Brasiliana Fotográfica, portal brasileiro responsável por preservar digitalmente fotografias e documentos importantes para a história do Brasil, montou um grande acervo com registros dos desfiles carnavalescos nas primeiras décadas do século XX clicados por A. Filgueiras (nascimento e morte não identificada), Aliwu (nascimento e morte não identificada), Augusto Malta (1864-1957), Guilherme Santos (1871-1966) e fotógrafos anônimos.
Pelo que se vê nas imagens, os desfiles de rua da época não difere muito dos dias atuais, exceto que antigamente não havia shows ao vivo e, no lugar do axé e do funk, havia as tradicionais marchinhas tocadas por fanfarras. O mais hilário eram as vestimentas do público, que pulavam o carnaval usando trajes formais, como paletós e chapéu, mas claro que havia pessoas fantasiadas, muitas com fantasias que hoje são consideradas um insulto, como homens satirizando a mulher, por exemplo.
Confira algumas fotos do acervo:

“Africanos” da Torrelândia, no estado da Paraíba na década de 1930. (Foto: A. Filgueiras/Acervo de Arthur Ramos)

As Marrequinhas, grupo de homens que se vestiram de mulher em tom de sátira, no carnaval do Rio de Janeiro em 1913. (Foto: Augusto Malta/Acervo)

Entrada do baile de carnaval de 1913 no Teatro João Caetano, localizado na Praça Tiradentes, Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação/Acervo)