Para os amantes de uma boa música e, ao mesmo tempo, do design de interiores, a marca de revestimentos Portinari está agora com duas coleções de revestimentos de pisos, paredes e bancadas inspiradas nos ritmos que marcaram a história da música. Cada coleção expressa a essência de um gênero musical em elementos de design que dão estilo e personalidade ao ambiente.
Os itens são contemporâneos (que, aliás, não deixam de ser retrô, visto que o padrão estético atual do design de interiores resgatou um tanto do estilo mid-century), mas os gêneros que serviram de inspiração são aqueles que todo adepto dos anos 30 a 50 amam – o Jazz e o Blues. Por enquanto, a Portinari lançou duas coleções do tipo, a Sole e a Blues.
Coleção Sole
Inspirada na música Sunny (1953), de Bob Hebb, a coleção Sole celebra a vibrante energia do jazz e da luz solar trazendo elementos que transmitem a alegria e o calor de um dia ensolarado. Sua paleta de cores é predominada pelos tons em marrom, remetendo ao clima quente causado pelo sol, e os revestimentos são diferenciados.
Além de uma base em pedra marrom, a coleção também conta com cinco bricks com formato fino e alongado, que facilita na aplicação em paredes curvas, e um degradê com diversos níveis de luminosidade, remetendo ao aspecto ensolarado citado na música e permitindo inúmeras combinações de cores na parede.

Coleção Blues
Já a coleção Blues não foi inspirada em uma música específica, mas sim no gênero-título em si. Fazendo jus ao nome da coleção, a paleta de cores vem em tons frios, com predominância na escala de cinza e nos tons azuis.
Além disso, suas peças vem com quatro desenhos geométricos, representando os primeiros versos tradicionais do blues, que consistia em uma única linha repetida quatro vezes, e dando várias combinações com efeitos ópticos e cara de azulejo hidráulico na parede.
