Se você viveu um momento marcante com um disco, chegou a hora de compartilhar suas lembranças. Recém lançado, o projeto web Histórias de Vinil pretende resgatar os grandes momentos das pessoas com seus vinis, afim de transformá-los em um projeto especial ainda não divulgado.
As histórias podem ser enviadas por escrito, em vídeo ou gravadas na hora, através do site do projeto. Pode ser a lembrança da família em volta da vitrola, o disco pego escondido do irmão, ou mesmo o vinil que marcou sua infância e hoje te envergonha. O importante é ter uma história legal para compartilhar.
A ideia com o projeto é ressaltar que, além de bons discos marcarem épocas, eles voltaram com tudo numa década em que não precisaríamos mais desse tipo de mídia para ouvir música, já que a tecnologia possibilita formatos muito mais práticos e acessíveis. Porém, para muita gente, o vinil ainda tem um valor sentimental, que vai muito além do simples ato de escutar um som.
Para se ter uma ideia, a fabricação e venda de discos vem crescendo consideravelmente nos últimos anos – cerca de 60% ao ano no Brasil e no exterior, segundo matéria publicada recentemente no Diário Catarinense. Um levantamento realizado pelo Nielsen Soundscan revelou que, só nos Estados Unidos, mais de 9,2 milhões de discos de vinil foram vendidos em 2014.