Muito antes do mercado de beleza no Brasil ser tomado pela onda das barbearias retrô, há cerca de 15 anos o cabeleireiro Anderson Napoles se infiltrava no mercado das Barber Shops da Inglaterra. Foi na barberia Murray’s, uma das mais tradicionais de Londres, que ele se tornou barbeiro, em 2003, e adquiriu a experiência que precisava para ajudar a implantar um novo-velho conceito de estética masculina no Brasil.
De volta ao país depois de uma temporada de cinco anos no Reino Unido, Anderson Napoles foi convidado para iniciar a primeira barbearia com decoração e atendimento vintage do Brasil. Nascia, então, em 2007, a 9 de Julho, na qual Anderson trabalhou por um tempo como barbeiro e veio a se tornar sócio em 2010 e, de lá em diante, ajudou a transformar o negócio numa rede de 8 lojas.
A separação da marca
Nos quase 8 anos em que foi sócio da 9 de Julho, Anderson inspirou uma nova tendência por todo o país e ajudou a formar mais de 30 barbeiros profissionais, em sua maioria, jovens que, como ele, tem o retrô e o vintage como estilo de vida. Entre apaixonados por rockabilly, cultura custom e tatuagens old school, todos encontraram na profissão – que um dia já quase foi extinta – uma maneira de viver o estilo à moda antiga em seu dia a dia.
Porém, segundo ele, a simplicidade que a marca pregava, com o crescimento da rede, começou a ficar comprometida e fugir do controle de seus sócios. Foi, então, que ambos decidiram que seria melhor e mais saudável para a manutenção da história da primeira rede de barbearias vintage do Brasil, se ela fosse dividida e cada sócio ficasse responsável por quatro lojas.
Assim nasceu (ou renasceu) a Napoles, uma rede de barbearias com qualidade, tradição e orgulho em ter feito parte da primeira rede a fazer história no mercado brasileiro, mas, ao mesmo tempo, moderna como o segmento exige nos dias de hoje. As lojas que passam a adotar a marca Napoles ficam localizadas no Tatuapé (Rua Tijuco Preto, 174), centro (Rua Senador Paulo Egídio, 63; Rua do Comércio, 40) e Itaim Bibi (Rua João Cachoeira, 894), e todas mantêm seus barbeiros antigos.
O conceito Napoles
Segundo Anderson Napoles, a ideia é que ele também volte a atender e se aproxime mais das lojas e da clientela, como fez inicialmente com a antiga marca. “Como Napoles é um sobrenome de origem italiana, quis trazer para a nova marca esse conceito da grande “famiglia” (família) e a importância que a união, a irmandade e o respeito têm para o sucesso de qualquer empreendimento. Todos os meus barbeiros e clientes, acima de tudo, sempre foram meus amigos e isso é o que faz a diferença na nossa equipe.”, acredita Anderson.
“Além de continuarmos a oferecer cortes clássicos de primeira qualidade e atmosfera verdadeiramente vintage, a ideia é que as barbearias Napoles passem a ser também um ponto de encontro para os amantes da boa música, de um bom papo, e ofereçam um ambiente, acima de tudo, onde todos, independente de classe social, orientação sexual ou etnia, sejam bem-vindos e possam usufruir de um dos melhores serviços em barba e cabelo do Brasil, com quem entende do assunto”, completa o proprietário.
Inicialmente, toda a estrutura das lojas continuará a mesma, com decoração que nos remete às barbearias tradicionais dos anos 40 e 50. Ao som do rock ‘n roll da época, preferência entre a equipe, as barbas (R$ 40) também continuam sendo feitas à moda antiga, com navalhas descartáveis, espuma e toalhas quentes. Já os cortes (tradicional R$ 50 ou máquina R$ 30) seguem a preferência de cada cliente, mas, para quem gosta do retrô, a dica é aproveitar a visita para dar um tapa no topete ou fazer aquele belo corte militar inspirado nos soldados da segunda guerra.
Apesar da caixa registradora antiga permanecer dando o ar da graça em todas as barbearias, agora a rede passa também a aceitar cartões de crédito e débito, para facilitar a vida dos clientes. Outro destaque da marca é continuar comercializando a pomada modeladora Slick, que está disponível, com exclusividade, em todas as lojas da rede Napoles.
SERVIÇO
Barbearia Napoles
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Largo São Francisco
Rua Senador Paulo Egídio, 63
(11) 3101-8592
Horário de Funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 9h às 19h, e sábado, das 10h às 17h.
São Bento
Rua do Comércio, 40
(11) 3106-2111
Horário de Funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 9h às 19h, e fechada aos sábados
Itaim Bibi
Rua João Cachoeira, 894
(11) 3071-4172
Horário de Funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 10h às 20h, e sábado, das 10h às 17h
Tatuapé
Rua Tijuco Preto, 174
(11) 2092-5045
Horário de Funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 10h às 20h, e sábado, das 10h às 17h