Contexto do Estudo
A estética pin-up ficou marcada, principalmente, entre os anos 40 e 50, com modelos e ilustrações que representavam o ideal de beleza da época. De lá para cá, muita coisa mudou! O estilo, que nasceu como arte, virou um verdadeiro símbolo pop de sua época, impulsionado pela publicidade. Depois, passou por um período de declínio, foi resgatado entre os anos 80 e 90 com uma nova roupagem, até ser conquistado pelos ícones pop dos anos 2000 e virar um verdadeiro movimento de empoderamento feminino nos anos seguintes.
É a partir daí que a coisa começa crescer em diversas partes do mundo, inclusive, no Brasil. E aquilo que nasceu como arte começou a ser tratado como uma subcultura ao redor do país. Para entender quem são essas apaixonadas, resolvemos fazer uma pesquisa e identificar quem é essa mulher que se reconhece como Pin-Up. Para ajudar não só quem produz conteúdo, mas as marcas que conversam com esse público e consumidoras que querem entender melhor o estilo.
O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR
QUEM FEZ ACONTECER
O UNIVERSO RETRÔ
O Universo Retrô foi idealizado por duas jovens profissionais, amantes do vintage e do estilo pin-up. Em 2015, Mirella e Daise resolveram unir suas experiências e paixões para criar o primeiro portal de conteúdo nostálgico destinado aos amantes do passado. As editoras são autoridade no assunto e frequentemente são convidadas para entrevistas em programas de tv, blogs, podcasts, publicidades, trabalhos de tcc e até roteiristas de peças de teatro e livros para falar sobre cultura retrô.