Depois de Éramos Seis e Pantanal, outro folhetim clássico dos anos 90 ganha remake pela Globo, Renascer. Sua estreia acontece neste dia 22 e promete manter turbinada a audiência da faixa das 9h da emissora, tal qual fez Pantanal em 2022.
Escrita originalmente por Benedito Ruy Barbosa e agora readaptada pelo seu neto Bruno Luperi, a novela conta a história de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), que perde a esposa Maria Santa (Duda Santos) após ela dar à luz a João Pedro (Juan Paiva), o quarto filho do casal. A partir daí, acontece uma relação difícil entre pai e filho, pois José, covardemente, meio que culpa o garoto pelo ocorrido. Com o passar dos anos, a coisa se complica ainda mais quando os dois se apaixonam pela mesma mulher, Mariana (Theresa Fonseca).
É claro que, como em todo remake, a nova versão de Renascer precisou ter suas cenas adaptadas para o cotidiano atual. “Tivemos que adaptar insinuações que não são mais aceitáveis nos dias de hoje e que há 30 anos eram. Isso inclui qualquer insinuação relacionada à raça, crença e sexualidade”, disse Marcos Palmeira ao Estadão.
Além de Marcos, que protagoniza as duas versões como o filho na primeira e o pai na segunda, outros grandes nomes também integram o elenco. Entre eles está Juliana Paes no papel de Jacutinga, que antes foi de Fernanda Montenegro, e Jackson Antunes, que na primeira versão interpretou Damião (personagem este agora na posse do cantor Xamã) e agora dará vida a Deocleciano.
Locais de gravação
As gravações de Renascer iniciaram no fim de outubro e conta com dois polos – os Estúdios da Globo, no Rio de Janeiro, e a cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, mais precisamente a famosa Fazenda Primavera, o mesmo local onde foram gravadas as cenas rurais da primeira versão.
Também conhecida popularmente como Fazenda Renascer, o imóvel rural foi construído no século XIX, é propriedade da família Amorim desde 1816 e até hoje é uma das maiores produtoras de cacau da Bahia. Aliás, a história dessa fazenda e sua atividade no ramo do cacau será um dos temas do remake.
Já sobre os estúdios da Globo não é preciso escrever muito. Assim como em todas as novelas da emissora, estes são usados para gravações de cenas ambientadas em zonas urbanas, sejam externas como internas.
O sucesso de 1993
A primeira versão de Renascer permaneceu ao ar entre os dias 8 de março e 13 de novembro de 1993 no canal aberto da TV Globo com 216 capítulos, 19 a mais que o novo remake, que conta com 197. Seu elenco contou com nomes bem conhecidos como, além de Marcos Palmeira e Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes, Adriana Esteves, Tarcísio Filho, entre outros.
Sucesso que marcou a televisão brasileira dos anos 90, a novela foi inspirada na novela Pantanal, outro sucesso de Benedito Ruy Barbosa, mas exibido na TV Manchete em 1990. De início ela foi programada para ser lançada em agosto de 1992, substituindo Pedra Sobre Pedra, mas acabou sendo adiada para alguns meses depois, dando lugar para a novela De Corpo e Alma, de Glória Perez. Relembre a abertura da primeira versão: