Diferenciar o retrô do vintage é algo bem raso e já virou um assunto bem clichê, o que precisamos agora é comparar o primeiro termo acima de mais dois que, hoje, são alvos de atenção, o nostálgico e o ultrapassado. Muitos se confundem, unem tudo em uma definição só (normalmente o ultrapassado) e olham torto para aquele que tem o passado como referência.
Indo mais além do clichê “retrô vs. vintage”, vamos listar aqui a diferença entre esses três perfis e citar exemplos, confira:
Os perfis Retrô, Nostálgico e Ultrapassado
Retrô
O Retrô é aquele que, por algum motivo oculto, se identifica fortemente com uma década passada na qual, muitas vezes, nem era nascido. A pessoa se veste de acordo com a época X, escuta músicas lançadas naquela época ou com a estética daquela época, sem contar que até decora a sua casa com a mesma estética. Mas sabe que a época atual é bem diferente e, portanto, todo o seu estilo precisa de adaptações.
Não tem nada de negativo ou de doentio em ser retrô, a pessoa aceita a época atual e faz as adaptações necessárias. Inclusive ela é bem interessante, pois tem sua personalidade única, é antenada com questões históricas e culturais e tem muito o que contar em suas redes sociais. Muitos até usam o seu perfil retrô para empreender, seja no ramo da moda, do design de interiores, da música e assim vai. Os exemplos aqui já conhecemos muito bem – a equipe e os leitores do Universo Retrô.
Nostálgico
O Nostálgico não faz do passado o seu estilo de vida, mas costuma colecionar coisas de sua época de infância, em sua maioria brinquedos que já teve ou que sonhava em ter na época. É um perfil que virou moda hoje em dia e está até sendo explorado pelo mercado, que vira e mexe lança algum remake de filmes, games entre outros produtos.
Esse é outro perfil que não soa problemático, pois a pessoa, normalmente acima dos 30 anos, é um adulto saudável, com a maturidade em dia, ciente de suas responsabilidades e que aceita o momento presente. Seus objetos de coleção estão apenas ali enfeitando o seu ambiente e expressando o afeto que a pessoa tem pela sua infância, que, pelo visto, foi ótima. Além disso, o Nostálgico também tem algumas coisas em comum com o Retrô, pois também tem personalidade única, é antenado com assuntos culturais e é capaz de usar o seu perfil para empreender. Um exemplo disso é o Nogy do Canal 90.
Ultrapassado
Este sim é um perfil que merece um alerta, pois o Ultrapassado é aquele ser metódico que não se mantém antenado, apesar de ter todos os recursos à disposição. A pessoa ultrapassada tem uma postura retrógrada e não admite que está errada quando comete uma gafe, comprometendo assim a sua vida social. Já em termos de estética, a pessoa usa tendências do passado acreditando ser contemporâneo, e como usar looks de outras épocas não é sua intenção e nem do seu gosto, seu visual não lhe cai muito bem.
Não devemos julgar a pessoa ultrapassada, pois por trás desse perfil há sempre alguém precisando de ajuda psicológica. Às vezes essa pessoa tem algum transtorno cujo um dos sinais é a recusa por mudanças, como a ansiedade ou o TEA, por exemplo, assim como também pode ter passado por algum trauma muito grande que a levou a ter apego por algum momento de seu passado. O perfil ultrapassado não escolhe idade, mas é comum vermos isso em pessoas com idade mais avançada.