Durante as pesquisas para escrever a matéria sobre os discos 16 rpm, nós do UR acabamos nos deparando com a Seeburg 1000. Esta vitrola americana é toda sessentinha e, ainda, é algo bastante incomum para nós meros brasileiros, portanto confessamos que ficamos apaixonados pela máquina, tanto que, além de citar brevemente na publicação acima, estamos aqui agora publicando um artigo somente sobre ela. É mais um daqueles itens que vemos e pensamos “por quê não veio aqui para o Brasil?”
Este equipamento não era algo que se usava em casa, mas sim em lugares públicos como estabelecimentos comerciais, salas de espera, consultórios, restaurantes, escritórios e indústrias. Sua função era reproduzir músicas ambientes, como aquelas típicas de elevador, e tinha uma engenhoca de cair o queixo, além de todo um esquema entre a fabricante Seeburg e a empresa que adquiriu um aparelho desses para mantê-lo em atividade.
Funcionalidade
Com a carcaça toda fechada, sendo a sua tampa munida de chave e fechadura, a vitrola era de rotação única, portando apenas discos de 16 rpm, e tinha sistema automático de tocar um disco atrás do outro. Mas esse sistema era um tanto diferente daquele que conhecemos – o pino cascata era dividido em dois e, enquanto a metade de baixo rodava em sentido horário, como nos toca-discos comuns, a de cima girava em sentido anti- horário. Importante ressaltar também que a cápsula do braço tinha duas agulhas, uma embaixo e a outra em cima.
Isso permitia com que os discos fossem tocados nos dois lados sem que ninguém precisasse virá-los manualmente. Com os discos empilhados na metade de cima do pino, cada um deles começava sendo “tocado de ponta-cabeça”, caía para a outra metade do pino e tocava na posição normal e, logo depois, caía para a base da vitrola. Depois de todos tocados e em pilha na tal base, pasmem, a mesma subia e levava todos eles de volta para a metade superior do pino, começando tudo outra vez. Ficou confuso? Então confira o vídeo abaixo:
O padrão da máquina era suportar 25 discos de 9 polegadas, que contavam com 20 músicas em cada lado, totalizando uma playlist com 1000 músicas, daí o tal número no nome. Além disso, a Seeburg 1000 também contava com itens extras, que eram vendidos separadamente, como microfones, amplificadores externos, antena de rádio, entre outros.
Modelos
BMC
Lançado pela primeira vez em 1959, o Seeburg 1000 teve o seu primeiro modelo nomeado como BMC1. Este não tinha muitos recursos além da vitrola valvulada e tampouco um design atrativo. Era um caixotão de metal nas cores azul e cinza escuro, sem visor para ver os discos rodando e sem lâmpadas internas. Foi só um ano depois que lançaram o BMC1A, que tinha as mesmas características que a sua antecessora, mas com a adição de uma entrada para um amplificador da fabricante batizado de Companion Audio.
BMS
A grande mudança só foi acontecer em 1963 com a chegada do modelo BMS, cujo design era mais simpático, remetendo um pouco as jukeboxes da época, com visor na tampa e lâmpadas internas. Hoje, muitos comparam com um forno microondas, mas isso não ofusca seu charme. Além disso, ele veio todo transistorizado e com mais recursos, como entradas para caixinhas de som externas de parede e de teto, para antena de rádio e para microfone.
Ainda, quem quisesse, podia instalar um timer para ligar e desligar o aparelho automaticamente em um certo horário ou então um seletor para configurar o tanto de discos a serem tocados no dia. Esse modelo permaneceu em alta até a Seeburg fechar as portas em 1986.
Encore
Lançado também em 1963, o modelo Encore era mais sofisticado que o BMS. Com seu design de madeira, que remetia os imponentes hi-fi domésticos, tinha uma qualidade sonora superior que os outros modelos e era mais visto em ambientes mais formais, como escritórios, salas de espera e restaurantes. Este modelo saiu de linha em 1968.
Playlists
Não era qualquer disco que os comércios colocavam em sua Seeburg 1000. A fabricante da vitrola entregava às empresas uma caixa com sete discos exclusivos e gravados pela própria marca quatro vezes por ano. Os discos que já haviam sido usados pela empresa eram devolvidos para a Seeburg e logo destruídos. Também era proibida a reprodução dessas gravações fora da empresa.
A discografia da Seeburg era dividida em quatro “bibliotecas”, e cada uma delas era para um tipo específico de ambiente – a Basic, Mood, Industrial e Encore. Mais tarde, nos anos 70, estes passaram a ser divididos em três, por conta da extinção do Encore, e rebatizados de Lifestyle, Mellow Mood e Penthouse.
Basic (Lifestyle)
Marcados com o selo laranja, os discos Basic apresentavam versões orquestradas de hits do momento e eram distribuídos em escritórios, bancos, restaurantes, lojas, farmácias, supermercados e aeroportos.
Mood (Mellow Mood)
De selo azul, os discos Mood apresentavam músicas mais melódicas e arranjadas por grandes orquestras. Muitas faixas eram de hits lentos do momento ou então de valsas. Os locais que tocavam esses discos eram lojas de departamento, hotéis, motéis, recepções, restaurantes, clubes e lounges.
Industrial (Penthouse)
Os da Industrial, de selo vermelho, era mais voltado para dar ânimo e aumentar a produtividade dos operários das indústrias. As músicas eram alegres, agitadas e usavam o mínimo possível de instrumentos de cordas, como violinos, por exemplo. Os estilos encontrados nesses discos eram polka, marchas e músicas populares.
Encore
Esta biblioteca com discos de selo dourado era exclusivamente voltada para quem adquiriu o modelo Seeburg 1000 Encore. Para ajudar mais na qualidade superior do aparelho, estes eram gravados em alta fidelidade, mesmo sendo para discos de 16 rpm. Diferente dos demais, suas caixas vinham com seis discos cada e as músicas, também instrumentais, eram mais voltadas para o jazz.
Sazonais
E, claro, havia as coleções sazonais com faixas de celebrações como natal, páscoa e dia de ação de graças. Estes vinham com as músicas do Basic, mas cada um dos discos que vinham na caixa continha uma música temática da época.
Muitos destes discos foram destruídos, mas, de alguma forma, muitos também foram salvos desse fim e hoje é possível vê-los tocando no Youtube.
Seeburg 1000 online
Hoje existe um site na internet que transmite uma estação de rádio online com as clássicas músicas orquestradas da Seeburg 1000 24 horas por dia. Além disso, há também um app com a mesma função, porém apenas para iOS. A interface, tanto do site quanto do app, tem o design tradicional e sessentinha da Seeburg e é perfeito para quem quer dar um up em seu comércio retrô.