A década de 1970 foi uma década muito fascinante! De um lado o movimento da Era Disco bastante glamorosa, com muito brilho e cheia de exageros. Do outro, os hippies naturalistas e a busca por uma vida mais “orgânica”. Em meio a tudo isso, escândalos políticos a todo vapor e uma onda de protestos e manifestações a favor das minorias como gays, negros e direitos femininos.
E o que esteve no meio de tudo isso foi o tamanco e o sapato plataforma, dois ícones que entraram para a história dos calçados.
Tamanco
Os tamancos, famosos chinelos femininos de salto, mas de apelo unissex, com sola de madeira e coberto em couro deixavam os calcanhares descobertos, o que proporcionava uma facilidade de uso ao calçar e ao tirar o calçado.
O ideal naturalista americano foi atraído pelo sonho escandinavo. Os tamancos, que já eram famosos em países como Suécia e Holanda, fortaleciam o ideal ecológico e a busca por uma vida coletiva e comunitária, até se popularizarem.
Apesar de ser um calçado despretensioso e prático, a beleza parece não ser o forte dos tamancos, já que muitos o consideram um calçado feio. Constantemente, o modelo tenta retornar à moda, mas parece ser difícil de alcançar um status.
Sapato Plataforma
O sapato plataforma como conhecemos hoje, na verdade é derivado dos modelos da década de 1930. Salvatore Ferragamo foi creditado pela criação do sapato plataforma. A invenção, feita entre as duas guerras mundiais, foi um exemplo de inovação e modernidade para a época.
Uma das figuras que ajudou a popularizar o modelo foi Carmen Miranda, também conhecida por ter apenas 1,53 m de altura. A partir do ano de 1930, quando ficou famosa como cantora no Brasil, passou a usar o salto plataforma, inspirados nos tamancos portugueses.
Apesar da credibilidade de Salvatore, foi na década de 1970, com a nostalgia romântica da época, que o calçado se popularizou, resgatando a estética do sapato plataforma criado há 40 anos. A princípio, o solado era um pouco mais fino, com apenas 1 polegada. Mas, ao longo da década, o salto foi crescendo e sendo possível encontrar diversos tamanhos. O lema era “quanto maior melhor”.
O salto plataforma virou um elemento da estética glam rock e artistas como David Bowie, integrantes da banda Kiss, New York Dolls, entre outros, eram adeptos ao calçado na época.
Diferente do tamanco, o sapato plataforma ganhou mais espaço no mundo da moda e está entre os calçados mais desejados na sapateira feminina.