Depois de ser lançado pouco a pouco como um folhetim nas redes sociais, o ilustrador, escritor, tabelião e professor de Direitos Humanos Leonardo de Moraes junta todos esses capítulos em forma de posts e os transforma no livro Tia Beth. A obra é uma publicação da Editora Insígnia e será lançada no próximo dia 28, com direito a uma tarde de autógrafos no mesmo dia na Drummond Livraria, do Shopping Conjunto Nacional, na Av. Paulista, em São Paulo.
Na trama, Beth é uma senhora que decide registrar suas memórias do passado em um livro e pede para seu sobrinho-neto Leonardo escrever o texto. Ao narrar as suas histórias, ela acaba revivendo vários momentos históricos do Brasil no século XX, desde a Segunda Guerra Mundial e os campos de concentração instalados no país até chegar ao clímax do livro, onde seu filho, o cantor e poeta Tavinho, desaparece durante a Ditadura Militar. Enquanto escreve, o garoto passa a se reconhecer nas lutas da tia e percebe que os conflitos do passado estão presentes na vida dele.
Se este novo livro que está por vir tiver a mesma linguagem da versão das postagens de Leonardo de Moraes, a narração é dramática, ao mesmo tempo que tem pitadas de humor debochado, mostrando que a Tia Beth é uma senhora bem vivida e que passou por muitos momentos de rebeldia em sua trajetória.
De acordo com o autor, Tia Beth vem para humanizar o sofrimento das mães e os infortúnios de inúmeras famílias que passaram pelos conflitos vividos no Brasil, principalmente pelo Regime Militar que, de forma violenta, causou o desaparecimento de várias pessoas.
Sobre Leonardo
Leonardo de Moraes, além das ocupações acima, é Mestre em Direito do Estado pela USP e artista residente da New York Academy of Arts. Além disso, ele também é autor de vários livros de contos e infantis, assim como roteirista de peças de teatro e de audiovisual.