Que mulher que não adora um delineador, não é mesmo? Principalmente as que, assim como eu, adotam o estilo retrô, com referências de make dos anos 50 e 60 e o visual das pin-up girls daquela época. Sendo assim, nada melhor do que falar sobre os nossos queridinhos nessa matéria de estreia aqui no Universo Retrô.
São muitas as possibilidades de delineados; você pode optar pelo estilo clássico, mais puxado, com traço mais fino, mais grosso… Realmente vai muito do gosto pessoal de cada uma! Claro que sempre vai existir um traço que fica melhor para cada tipo e formato de olhos, mas isso nem sempre é regra – tem mulheres que ficam ótimas com os mais variados estilos.
A seguir, estão alguns modelos de delineados para você se inspirar:
As divas delineadas
Delineadores são famosos há muito tempo e, desde de sempre, a mulherada usa e abusa desses produtos. Os egípcios teriam sido os responsáveis por desenvolver a primeira tinta preta com o objetivo de acentuar o olhar. Acredita-se que a Rainha Cleópatra foi uma das primeiras mulheres a adotar o delineado nos olhos, que foram realmente cair no gosto popular, posteriormente, nos anos 50 e 60. Aqui vão algumas referências de divas do passado e da atualidade que amam um puxadinho.
Vamos lá aos produtos?
Existem vários tipo de delineadores hoje em dia no mercado, de diferentes texturas, marcas e formatos, como em gel, canetinha, líquido, cremoso, etc. Não adianta dizer que um é melhor que o outro, pois a verdade é que cada mulher se dá melhor com um tipo de produto.
Eu, particularmente, gosto de canetas e em forma de gel, mas realmente é questão de gosto. Acho mais fácil a aplicação, tanto em mim, como nas outras pessoas que maquio. O meu em caneta preferido é o Diorshow Art Pen da DIOR. A aplicação é bem fácil; é uma canetinha mesmo e você faz o desenho que quiser com ela.
Nos delineadores em gel, indico o Fluidline da MAC. O produto é bem bacana de aplicar com pincel chanfrado (sugestão: #208 MAC / tem uma lista completa dos meus pincéis favoritos no meu site). É só dar uma marcadinha antes nos olhos, na altura que você preferir o delineado, e depois preencher com o pincel. É importante que esse pincel seja firme, não seja nem ser muito grosso e nem esteja com as cerdas “desbeiçadas”.
Outros produtos que me surpreenderam – para o bem, claro – foram: o delineador líquido Make B (R$ 38), do Boticário, e o Aqualiner black (R$ 119), da Makeup Forever.
A seguir, deixo vocês com um dos mais recentes delineados que fiz na diretora de arte Carrô Schamall, para um editorial da Casa Vogue:
Espero que tenham gostado das dicas, até a próxima! :)