Depois que Boni passou a liderar o Conselho Artístico da TV Cultura, a emissora mantida pela Fundação Padre Anchieta e pelo Governo do Estado de São Paulo vem prosperando ainda mais e agora com um formato mais jovem e moderno. Para continuar com o progresso do canal, o “ex-cabeça” da Rede Globo apresentou para os membros do Conselho um projeto de plataforma de streaming que reúne toda a programação histórica do “Canal 2”, que foi aprovado.
A plataforma contará com um app que, além de oferecer outros programas antigos do canal, destaca a bem-sucedida programação infantil e infanto-juvenil das décadas de 1980 e 1990, que inclui Mundo da Lua, Rá-Tim-Bum, Castelo Rá-Tim-Bum, X Tudo, entre outros. De forma gratuita, os idealizadores tentarão reunir diversos patrocinadores para que o serviço saia do papel e seja mantido financeiramente, então se preparem, pois haverá anúncios no meio de seus programas favoritos.
Vale ressaltar que a TV Cultura já tem um serviço de streaming em funcionamento, o Cultura Digital, que oferece gratuitamente a programação atual da TV e mais alguns programas exclusivos e recentes. Ainda não se sabe se essa plataforma será reformulada para o formato idealizado por Boni ou se o projeto começará do zero. O lançamento do novo streaming está previsto para 2021.
Projeto mais do que bem vindo! Sinto saudades da programação da TV dos anos 1970, quando ficávamos esperando as estações entrarem no ar, por volta de 10 horas da manhã. Isso foi na primeira metade da década, antes de surgirem os jornais matutinos. Seria tão bom rever programas da T V Tupi, e da Rede Manchete, esta última, cuja emissora de televisão foi inaugurada em 1983. Dá muitas saudades, inclusive da programação da TV Gazeta de São Paulo. O que encontro no Youtube, me deixa relativamente feliz, mas se houvesse um canal que não pertencesse à Globo, só para exibir os antigos conteúdos das demais emissoras, seria outro motivo de alegria para mim. E viva o Universo Retrô!