Quem nunca chegou no boteco da vizinhança com R$ 1,00 ou menos perguntando quantos doces dava para comprar com tudo aquilo? Quem viveu a infância entre os anos 80 e 90 sabe que, o que deixava uma criança feliz mesmo era ganhar ou comprar docinhos. Alguns que fizeram sucesso nessas décadas não existem mais e outros têm se renovado, continuando presente fortemente no mercado das guloseimas.
Esses doces marcaram e têm deixado boas lembranças nos mais nostálgicos. Para matar essa saudade, o Universo Retrô listou 18 doces retrô que fizeram essas décadas serem tão docinhas. Confira:
Pastille – As balinhas coloridas eram uma atração, seu formato lembrava remédio e “era o único que as crianças gostavam de tomar”.
Pirocóptero – O Pirulito que virava helicóptero. O doce vinha com uma hélice que ao terminar de se deliciar com o pirulito as crianças poderiam brincar com o mesmo, já que a hélice se encaixava no cabinho.
Chocolate Batom – Lançado em 1956 e mesmo sendo vendido até hoje, o mesmo não faz mas tanto sucesso entre as crianças atualmente. Mas para quem teve a infância entre os anos 80 e 90 sabe que o chocolate ao leite em formato de batom era muito desejado entre os pequenos.
Dip’n’Lik – O pirulito que para ter mais sabor era preciso mergulhá-lo no saquinho cheio de pó cristalizado foi lançado nos EUA, mas logo fez sucesso no Brasil.
Bala 7 Belo – A bala famosa pelo sabor de framboesa faz sucesso até hoje entre os consumidores, mas teve seu auge com as crianças das décadas passadas.
Tortuguita – O chocolate em formato de tartaruga fez ainda mais sucesso devido a publicidade televisiva dos anos 90 que tinha um tom de humor a agradava os mais novos.
Bubbaloo – A goma de mascar que tinha um recheio líquido agradava pelo sabor e consistência.
Cigarrinho de chocolate – Famoso nos anos 80, o chocolate foi proibido por incentivar o tabagismo, mas logo voltou com outro nome: Rolinhos de Chocolate.
Dadinho – A bala feita de pasta de amendoim era um ótimo atrativo. Uma não era o suficiente para se satisfazer.
Guarda-chuva de chocolate – O chocolate nem sempre era da melhor qualidade, mas o formato era um atrativo.
Kinder Ovo – Você não queria exatamente o chocolate, mas estava ansioso para saber qual seria a surpresa que viria dentro dele para completar a sua coleção.
Suspiro – Tão doce e atrativo quanto os chocolates, o doce que era vendido em diversas cores: rosa, branco, verde e amarelo.
Xup Xup – Encontrado no sabor doce de leite ou chocolate, vinha em um saquinho plástico que era preciso arrancar a pontinha com o dente para saborear o docinho.
Bala Soft – A bala era saborosa, mas era tão lisa que todo mundo se engasgava com ela.
Huevitos – A caixinha vinha com 12 chicletes que tinham formato de ovos de dinossauro.
Teta de Nega – O doce é feito de merengue ou marshmallow com uma cobertura fina de chocolate.
Maria Mole na Casquinha – O mais legal não era o doce que vinha em uma casquinha parecida com a de sorvete, mas sim a bexiga que vinha junto.
Gelinho – Geladinho, Sacolé, Piquenique, Chup Chup… Cada região tinha um nome, mas sempre havia alguém na vizinhança que vendia para toda a garotada por um preço bem baratinho.
Agora é correr para a doceria para comprar algum desses docinhos e matar a saudade.
Daise adorei o seu blog, eo melhor de tudo que da pra matar a saudade da infância.
Parabéns e boa sorte.
att: Rarumes
Obrigada Ral, seja bem-vinda. Visite o site sempre que puder :) Beijos
Adorei. Sempre visitava o Universo Retrô, e depois que me assumi crossdresser, continuo visitando. Agradecimentos à Márcia Tirésias! Linda!
Vocês se lembram de um doce chamado Sert’s ou Cert’s, dos anos 1970? Agora não me recordo qual a grafia exata. Parece que faz tanto tempo.
Eu e minha esposa amamos lembrar desse tempo de infância nos anos 1970, sempre procurando por essas guloseimas que lembrem aquela época.
Beijinhos!
Seja bem-vinda Roberta! A Márcia é realmente uma ótima referência de crossdresser :)