Home > Design > White Album: artista coleciona mais de 2600 cópias do disco de 1968 dos Beatles

White Album: artista coleciona mais de 2600 cópias do disco de 1968 dos Beatles

3 de dezembro de 2020, por Leila Benedetti
Design
White Album

Com intensa curiosidade sobre a passagem do tempo, o artista Rutherford Chang decidiu colecionar cópias do White Album, décimo disco dos Beatles lançado em 1968. Atualmente, o americano já tem mais de 2600 exemplares, seja garimpados ou ganho de amigos, expostas em seu perfil We Buy White Albuns, do Instagram. 

“Eu estava interessado nas diferentes maneiras como as capas envelhecem. Por ser uma capa toda branca, as mudanças são aparentes. Os números de série faziam com que colecioná-los parecesse natural e, quanto mais eu conseguia, mais interessante ficava. Como você pode ver, muitos deles possuem coisas escritas e cada um tem uma história. O acúmulo de histórias faz parte disso. Mas também é sobre como o objeto físico – o registro – simplesmente não existe mais”, conta Chang para o The New York Times

Rutherford Chang
(Rutherford Chang coleciona mais de 2600 cópias do White Album, dos Beatles. | Foto: Chester Higgins Jr./The New York Times)

Como se pode ver ao longo do perfil, é possível observar como cada cópia do White Album ganhou uma marca diferente por conta do tempo. Enquanto uns recebem assinaturas e rabiscos de caneta, outros recebem marcas de umidade e remendos feitos com fita adesiva. 

Porém todos os álbuns tem um detalhe em comum, a típica marca do LP que está dentro da capa. Outro ponto interessante é que algumas unidades vieram de outros países e possuem etiquetas escritas em japonês, por exemplo.

Claro que o White Album não é um clássico apenas pela sua capa ultra minimalista, nele estão gravados os hits dos garotos de Liverpool. Confira: 

Matérias Relacionadas
7 perfis divertidos e ligados ao retrô
7 perfis divertidos e ligados ao retrô para seguir no Instagram

Deixe um comentário