Home > Destaque > 10 bandas de surf music nacionais independentes que você precisa conhecer

10 bandas de surf music nacionais independentes que você precisa conhecer

25 de novembro de 2017, por Daise Alves
Música
The Dead Rocks

O gênero musical Surf Music surgiu na década de 60 na Califórnia com grande influência do rock, que se tornava cada vez mais popular na década. Muito conhecido por ser um som instrumental e muitas vezes dançante, o estilo teve como um dos precursores o guitarrista Dick Dale, pioneiro no efeito reverb, que dá a sensação de que a música possui ondas que “surfam” no ar.

O gênero ainda influência muitas bandas independente, principalmente no Brasil – e não são poucas. Pensando em conhecer um pouco mais quem são esses aficionados por esse estilo tão tropical que é a cara do verão e do Brasil, selecionamos 10 bandas de surf music nacionais independentes que você precisa conhecer. Confira:

1 -The Dead Rocks (SP): Lançada em 2002, a banda paulista de surf music é composta por Johnny Crash (guitarra), Paul Punk (baixo) e Marky Wildstone (bateria). O grupo com mais de 15 anos de estrada já se consolidou como referência de banda surf music no Brasil e também na América Latina. Além da qualidade instrumental, o destaque vai também para os trajes da banda, composto por paletós vermelhos e topetes elegantes que os tornam únicos.

Spotify: The Dead Rocks

2 – Footstep (SP): Diretamente de Campinas, interior de São Paulo, a Footstep Surf Music Band, liderada pelo guitarrista Gabriel Cardoso Martins (um aficionado por camisas com estampas tropicais), foi lançada em 2007 e desde então vem se destacando com seu som instrumental independente cheio de referências sessentista.

Spotify: Footsetp Surf Music Band

3 – Kingargoolas (PR): Mais uma banda que entra para lista do surf music instrumental é a Kingargoolas. O grupo independente de Guarapuava (PR), surgiu em 2006 e faz uma mistura de surf, rock e garagem. Recentemente, a banda fez sua primeira turnê européia participando inclusive do Surf Joe, principal festival do gênero no mundo e se prepara para lançar seu terceiro álbum.

Spotify: Kingargoolas

4 – Mullet Monster Mafia (SP): Com um estilo surf music mais agressivo, a banda se denomina como Surf Thrash, por trazer elementos mais hardcore para sua sonoridade. Formada entre 2008 e 2009, em Piracicaba, interior de SP, o trio de som mais acelerado, já fez turnê pelo Brasil participando dos principais festivais independentes do país como Abril Pro Rock (Recife) e Psycho Carnival (Curitiba/PR). Mas foi com o álbum Dogs of the Seas (2011), que conseguiram seu destaque internacional, viajando para países como Holanda, França, Bélgica e Alemanha.

Spotify: Mullet Monster Mafia

5 – Ted Boys Marinos (SP): Inspirado pelo estilo californiano dos anos 60, a Ted Boys Marinos recebe esse nome em homenagem ao lendário lutador de luta livre Ted Boy Marino, que fazia sucesso na televisão brasileira entre os anos 60 e 70 em programas da TV Excelsior e TV Globo. Atualmente, o grupo trabalha a pré produção das canções que farão parte do seu primeiro disco.

Spotify: The Boys Marinos

6 – Gasolines (SP): Fundada em 1993 pelo guitarrista Alexandre Kanashiro, os Gasolines tocam rock instrumental com influências latinas e tropicais. O repertório dos paulistanos mescla, surf music, chicha, guitarrada, calypso, dub, e, principalmente, rock’n’roll americano dos anos de 1950 e 1960.

Spotify: Gasolines

7 – RockTrash (SP): A recente banda RockTrash surgiu há pouco mais de 1 ano, mas já vem se destacando no cenário fazendo uma fusão de surf music, garagem, rockabilly e psychobilly. Com um ritmo dinâmico e cheio de efeitos, a banda parece estar produzindo trilha sonora de filmes de ficção científica B.

Facebook: RockTrash

8 – Jubarte Ataca (RN) – Formada em 2009, a Jubarte Ataca é uma banda do Rio Grande do Norte e tem como principalmente elemento de suas faixas o reverb. A banda possui uma trilha perfeita para quem quer sentir em um filme de sci-fi com baixo orçamento.

Spotify: Jubarte Ataca

9 – Os Brutus (SP): Apesar do tema, parece que o surf music gosta mesmo é de nascer no asfalto. A banda paulistana Os Brutus vem com uma proposta instrumental agressiva reunindo elementos da surf music clássica com aspectos autorais.

Spotify: Os Brutus

10 – Retrofoguetes (BA): A banda soteropolitana está em atividade desde 2002 misturando elementos do surf music, tango, mambo, jazz, polca e bossa nova com uma ambientação no cinema, nos quadrinhos e antigos seriados de TV. O resultado é uma música animada e bem alto astral.

Spotify: Retrofoguetes

SURF MUSIC NO SPOTIFY

Para conhecer mais o som da Surf Music, ouça a playlist Pool Party Retrô com diversos sons da surf music – inclusive, das bandas nacionais – e destaques do rockabilly, garage rock, psychobilly entre outros. A playlist, com mais de 40 músicas e quase 2 horas de som é um esquenta para a Festa de Verão do Universo Retrô que acontecerá dia 17 de dezembro na Casa Idea Fixa. O evento contará com a participação de Ted Boy Marinos e Gabriel Cardoso da Footstep Surf Music Band.

Aproveita e também siga nosso perfil no Spotify. Só clicar no botão aí embaixo ;-)

Matérias Relacionadas
Conheça a banda de surf music ‘Ted Boys Marinos’ numa entrevista com o baixista Márcio Garcia
Jubarte Ataca
Jubarte Ataca inicia turnê para divulgar seu último álbum ‘FALSO+4’
Surf Music
Saiba como foi o 15º Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe
Território Criativo
Websérie ‘Território Criativo’ apresenta artistas nordestinos

Deixe um comentário

17 + 14 =