Home > Destaque > 8 dicas de como cuidar do seu disco de vinil e mantê-lo em boas condições por mais tempo

8 dicas de como cuidar do seu disco de vinil e mantê-lo em boas condições por mais tempo

7 de julho de 2017, por DJ Wagnão
Música
Disco Vinil

O LP, long play, EP, Compacto, Disco ou simplesmente “bolachão” para os mais íntimos fez muito sucesso nos anos 50, 60, 70 e 80 do século passado, mas depois disso foi perdendo espaço para as novas mídias e acabou por virar coisa de colecionador. Porém, de uns tempos para cá ele tem voltado ao cenário, não só nas mãos dos DJs e saudosistas, mas também nas mãos dos mais “moderninhos” e daqueles que buscam uma melhor qualidade sonora.

Escolher o álbum predileto, tirar da capa, colocar no toca-discos, pousar a agulha na faixa predileta. Para quem é apaixonado por discos de vinil, ouvir música, não é simplesmente ouvir música, é certamente um ato ritualístico que envolve uma série de experiências. Mas, para que tudo isso aconteça precisamos que o disco de vinil esteja em boas condições e justamente por isso, elencamos alguns cuidados básicos para que seu disco se mantenha firme e forte, sem alterações na sonoridade durante um bom tempo.

1 – Cuidado ao manusear o disco de vinil, segure sempre pela etiqueta ou pelas bordas, evitando que o vinil seja tocado pelos dedos que podem conter sujeira e gordura;

Segurar Vinil

Segure o vinil corretamente (Foto: WikiHow)

2 – Guarde os seus discos de vinil em local arejado, tendo controle tanto da umidade, quanto da temperatura do ambiente, pois se a umidade for elevada, corremos o risco de que apareçam fungos no vinil e quanto a temperatura, o ideal é que ela seja mantida abaixo dos 30º célsius, pois uma vez o disco de vinil exposto constantemente a temperaturas mais altas ele poderá empenar;

Armazenamento de Vinil

Armazene seu vinil em local arejado (Foto: Reprodução)

3 – A proteção plástica tanto da capa quanto do próprio disco de vinil em si, deve ser sempre mantida, afim de evitar danos, lembrando que os plásticos internos deverão ser trocados de tempos em tempos, pois os mesmos podem criar fungos e até se tornarem quebradiços o que acaba por sujar o disco de vinil.

Proteção Vinil

Mantenha o vinil protegido (Foto: Mercado Livre)

4 – Sempre dispor a sua coleção na posição vertical, pois o material que constitui os discos tende a entortar quando recebe peso/pressão sobre si.

Armazene seu disco na vertical

Armazene seu disco na vertical (Foto: Divulgação)

5 – O material de que é feito o disco, gera eletricidade estática, o que acaba atraindo uma serie de partículas que uma vez depositadas na superfície do disco afetam a sua qualidade sonora ou até mesmo faz com que a agulha chegue a pular. Para evitar isso tenha o cuidado de limpar o “bolachão” antes de guardar.

Limpe o vinil

Limpe seu vinil antes de guardar (Foto: WikiHow)

6 – Nunca solte a agulha do aparelho de toca-discos encima do disco, pois se não a chance de você estragar seu disco de vinil em definitivo é enorme.

 

Vitrola

Não descanse a agulha sobre o vinil (Foto: Reprodução)

7 – O disco de vinil quando se encontrar muito sujo, deverá ser lavador com água corrente e detergente neutro. Utilize uma esponja bem macia e faça movimentos circulares ao lavar, depois de perceber que a água escorre completamente da superfície do disco, não restando mais nenhum tipo de gordura ou impureza, deixe o disco secar sozinho, em um escorredor de pratos e lembre-se, jamais exponha seu disco ao sol.

Lavar Vinil

Importante lavar o vinil para mantê-lo limpo (Foto: Canal Ivo Oenning Junior)

8 – Além do disco de vinil, temos que ter alguns cuidados básicos com o aparelho que irá reproduzir esse disco, basicamente mantenha o prato do toca-discos sempre limpo, fique sempre atento a vida útil da agulha do aparelho de toca-discos.

Vitrola

Fique sempre atento a vida útil da agulha do aparelho de toca-discos (Foto: Reprodução)

Matérias Relacionadas
Conheça a Vitrolaria, uma lojinha especializada em vendas de toca discos antigos
Loki?
‘Loki?’ – Álbum clássico de Arnaldo Baptista retorna às prateleiras do Brasil
6 lojas de discos pelo mundo que você precisa conhecer em sua próxima viagem
Vinil
Lançamentos em vinil inspiram programação “Vinil: Coisa do Futuro” do Sesc Consolação

Deixe um comentário

12 + 15 =