Home > Cinema & TV > Cinema em SP exibe três filmes de Charles Chaplin com entrada franca

Cinema em SP exibe três filmes de Charles Chaplin com entrada franca

11 de novembro de 2015, por Jane Galaxie
Cinema & TV

O Centro de Memória do Circo apresenta, em novembro, no Cine Olido, três obras-primas do diretor e ator inglês Charles Chaplin, um dos ícones do cinema mudo. Em parceria com o grupo Encontros de Estudos da Palhaçaria, serão exibidos os filmes O garoto (1921), Luzes da cidade (1931) e Tempos modernos (1936).

Conhecido por seu personagem O Vagabundo, que em português foi chamado também de Carlitos, Chaplin estreou nos cinemas em 1914, atuando em uma série de curtas-metragens produzidos por Mack Sennett, criador dos estúdios Keystone e diretor de comédias.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Naquela época, o futuro ídolo já morava há quatro anos nos Estados Unidos e era artista de vaudeville, gênero de espetáculo popular do final do século 19 e início do 20 que se caracterizava pela variedade de artistas e linguagens, como circo, música, ilusionismo e teatro.

Assim como Buster Keaton e Harold Lloyd, Chaplin utilizou como recurso para o humor as gags (gestos corporais exagerados e repetitivos). A técnica atingiu seu apogeu na época do cinema mudo, mas já era usada antes nas comédias teatrais e pelos palhaços de circo. Outra expressão artística bastante utilizada na ocasião era a pantomima, em que gestos codificam ações e sentimentos dos personagens, em detrimento das palavras.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Primeiro longa-metragem de Chaplin, “O garoto” será exibido no dia 24. A história acompanha o Vagabundo que encontra um bebê abandonado e resolve criá-lo como se fosse seu filho. Poucos anos depois, este se torna seu companheiro nas pequenas trapaças do dia a dia.

O filme tem inspirações autobiográficas e foi um grande sucesso na época. Apesar de ser uma comédia, possui momentos dramáticos acentuados e uma curiosa cena surrealista no desfecho, que representa um sonho.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Apresentado dia 21, “Luzes da cidade” traz uma das cenas mais inesquecíveis e emocionantes da filmografia de Chaplin: o reencontro de Carlitos e a florista cega. No ano em que foi produzido, o cinema falado já estava consolidado nos Estados Unidos. Apesar de optar por fazer o filme sem diálogos, o cineasta não abriu mão da possibilidade de usar recursos sonoros na produção, como o barulho de um apito para uma cena de humor.

Já em “Tempos modernos”, exibido dia 17, Chaplin faz uma sátira ao capitalismo, atuando como o operário de uma fábrica que fica paranoico com a frenética rotina de apertar parafusos.

SERVIÇO
Charles Chaplin no Cine Circo
Galeria Olido – Cine Olido. Centro.
Filmes: “Tempos modernos”. Dia 17, 19h; “Luzes da cidade”. Dia 21, 17h; “O garoto”. Dia 24, 17h.
Entrada franca

Matérias Relacionadas
Cine Concerto da Fundec Sorocaba
Cine Concerto: Fundec Sorocaba nos leva de volta aos anos 20 com filme de Charlie Chaplin e trilha sonora ao vivo
Hits do Rock Nacional
Hits do Rock Nacional viram nomes de ruas na Zona Norte do Rio
Syn de Conde
Syn de Conde, o primeiro ator brasileiro a conquistar a fama em Hollywood
Paralamas do Sucesso
Paralamas do Sucesso preparam turnê com repertório clássico para outubro

Deixe um comentário