Home > Destaque > Conheça 7 Bares Tiki pelo mundo e apaixone-se pela cultura vintage inspirada na Polinésia

Conheça 7 Bares Tiki pelo mundo e apaixone-se pela cultura vintage inspirada na Polinésia

25 de janeiro de 2017, por Mirella Fonzar
Destinos

Apesar de ainda não ser muito popular no Brasil, em muitos lugares do mundo é possível degustar um bom drink nos famosos “Tiki Bar” – estabelecimentos inspirados no que seriam as tradições da Polinésia dos anos 40, 50 e 60, ou seja, na cultura Tiki.

Além dos coquetéis exóticos, geralmente à base de rum e bebidas mistas, como o tradicional Mai Tai e o Zombie Cocktail, é possível encontrar decoração típica com esculturas e máscaras Tiki, tochas, móveis de bambu, plantas tropicais, bonecas Hula, colares de flor, entre outros adereços inspirados nesta região do Pacífico Sul.

Vintage Tiki Bar (Foto: Reprodução)

Vintage Tiki Bar (Foto: Reprodução)

A expressão Tiki surgiu na década de 1940, quando os soldados americanos desembarcaram em Pearl Harbor, uma base naval dos Estados Unidos no Pacífico, na ilha de O’ahu, Havaí, e se depararam com uma cultura exótica e completamente diferente do que estavam acostumados.

Então, quando voltaram à América resolveram recriar aquilo que seria a cultura tiki para eles, considerando, assim, a Polinésia como o sonho de paraíso, disseminando esse lifestyle na Califórnia e em outras regiões litorâneas dos Estados Unidos, e mais pra frente ao redor do mundo, junto com a cultura vintage.

Gostou? Confira abaixo esses 7 paraísos perdidos ao redor do mundo e escolha seu Tiki Bar favorito!

Dirty Dick – Paris

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Com atmosfera retrô, o Dirty Dick tem tudo o que um Tiki Bar tradicional pede: totens polinésios, plantas, mobília de bambu, luzes coloridas, ornamentos com cabeças de bichos em pelúcia e muito rum. Ao todo são mais de 50 tipos da bebida e diversos rótulos de cervejas de vários lugares do mundo. Além dos típicos drinks polinésios, os sabores do cardápio importam referências do México, Brasil e Flórida. Os coquetéis são servidos em conchas gigantes, que podem ser compartilhados, e vulcões em miniatura. Destaque para a trilha sonoro do canto dos pássaros no banheiro. Endereço: 10 Rue Frochot, Paris – França.

Tiki Bar – Cidade do México

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O Tiki Bar dispõe de uma das cartas de drinks mais interessantes da  , com direito ao tradicional Mai Thai (rum, suco de abacaxi, limão e xarope de amêndoas). No entanto, apesar do nome, dos coquetéis polinésios e da decoração com bambus, o bar traz o conceito Tiki de uma forma mais sofisticada e minimalista. Espaços à meia-luz com sofás vermelhos, cortinas de contas e vasos de cerâmica ajudam a compor os ambientes do bar mexicano. Trilha sonora bastante variada, com pop e rock ‘n roll. Endereço: Querétaro 227, Col. Roma Norte, Cidade do México – México.

The Rum Line – Miami

Foto: Divulgação

Foto: Reprodução

Se você está em busca de   com um ar retrô, mas não dispensa as referências latinas da região, pode incluir o Rum Line no roteiro. Localizado no St. Moritz Tower, em Miami Beach, este bar ao ar livre é inspirado na Cuba dos anos 1940, somado aos ingredientes que um verdadeiro Tiki Bar pede, incluindo tochas, luzes, móveis de bambu, palmeiras e drinks temáticos. Destaque para o incrível cardápio com as deliciosas ostras e lagostas. Endereço: 1601 Collins Ave, Miami Beach, Flórida – EUA.

Tiki Bar – Santos

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Apesar do clima propício do Brasil para bares Tiki, essa ideia de empreendimento ainda é algo bastante novo por aqui. Um dos representantes é o recém inaugurado Tiki Bar de Santos. O cardápio da casa conta com diferentes tipos de porções, como temakis, açaí, ceviches, além dos típicos pratos havaianos com frutos do mar. Seguindo a tradição, os drinks são servidos em Tiki Mugs. Destaque para o Vulcano, com abacaxi, rum, frutas vermelhas e hibisco, que pode ser dividido em grupo. Endereço: Avenida Doutor Epitácio Pessoa, 124, Embaré – Santos – São Paulo.

The Shoreditch – Londres

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

The Shoreditch é um local diferente de qualquer outro Tiki Bar londrino. Com decoração que mistura tropical kitschy e disco music, o bar é cheio de detalhes vintage, como flamingos, quadros retrô e espelhos em estilo saloon. No cardápio, um menu com porções de batata, hambúrgueres e pizzas. Destaque para o The Shoreditch Mojito, drink da casa servido em uma Tiki Mug, e a Coconut Caipirinha, versão do clássico brasileiro servido em um coco seco. Endereço: 145 Shoreditch High St, Londres – Reino Unido.

Otto’s Shrunken Head – Nova York

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A ideia dos fundadores do Otto’s Shrunken Head era levar a Nova York um pouco da atmosfera do Pacífico Sul, afinal, Manhattan, é uma ilha. Então, fizeram sua própria interpretação de Tiki Bar, misturando a decoração tiki tradicional com uma programação variada de música ao vivo e DJs, transformando o local em um ponto de encontro também para se ouvir boa música, como Lounge/Exotica, Rockabilly, Punk, Country, Garage e Surf Music. No cardápio, drinks clássicos de praia como Piña Colada e Margaritas. Endereço: 538 East 14th St. – Nova York – NY.

Tahiti Cocktail Bar – Barcelona

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Com inspiração nos anos 40 e 50, este local descontraído oferece drinks típicos de um bar Tiki, por um preço bastante razoável. Pequeno e aconchegante, o bar conta com mesas em estilo diner americano, uma jukebox, bonecas Hula e quadros retrô na decoração. O menu de bebidas é bem variado e vai de clássicos como o Mai Tai a criações próprias, como Tahiti Breeze, que mistura gin, vodka, laranja e um ingrediente secreto com aroma de flor de sabugueiro. Endereço: Joaquin Costa 29, Barcelona, Catalunha – Espanha.

Matérias Relacionadas
Tiki
Veja dicas de como aderir à moda tiki ao seu estilo
Tikinik: Universo Retrô reúne colaboradores em piquenique no parque do Ibirapuera em SP
Flores de cabelo: Dicas para arrasar nos penteados Pin-up durante a primavera
Henrique San: Ilustrador brasileiro explora a estética dos anos 50 e 60 e ganha destaque no Brasil e no exterior

Deixe um comentário

2 × cinco =