Home > Design > Conheça Katy Keene, a esquecida musa pin-up dos quadrinhos

Conheça Katy Keene, a esquecida musa pin-up dos quadrinhos

7 de dezembro de 2016, por Carolina May
Design
Kate Keene

A Era de Ouro dos Quadrinhos teve início em 1938, com o lançamento do Superman na primeira edição da revista Action Comics, da National Periodical Publications. O sucesso do “Homem de Aço” fez com que surgissem vários outros super-heróis.

Essa era teve fim em 1954, com a criação do Comics Code Authority, código de censura que regulamentou a publicação de quadrinhos nos EUA durante quase três décadas. Foi durante este período, em 1945, que nascia pela editora estadunidense Archie Comics, a rainha das pin-ups das HQs: Katy Keene.

Kate Keene

Kate Keene, comercializada como a ‘Rainha das Pin-Ups’ (Foto: Reprodução)

Comercializada como a Rainha das pin-ups e moda da América, a personagem foi criada pelo cartunista Bill Woggon, aparecendo pela primeira vez em Wilbur Comics #5. No princípio, Katy era apenas uma personagem de apoio nas HQs de Wilbur e de outras séries da editora, como Archie, Jughead e Betty & Veronica; ganhando seu título próprio somente em 1949, que teve duração de doze anos. Uma universitária de 21 anos, Katy era uma daquelas personagens que tinham várias profissões: cantora, modelo e atriz.

Em suas histórias, a musa havia muitos admiradores, e também, como é de praxe, tinha uma rival: a rica e esnobe Gloria Grandbilt, que assim como a protagonista, também era modelo.

Keene tem uma irmã mais nova, uma garota ruiva que usa óculos, conhecida apenas como “Sis”. Seu nome nunca foi mencionado até a década de 1960. Nesta época, a garota era uma criança de sete anos.

Somente quando o título de Katy foi trazido de volta nos anos 1980, onde Sis tornou-se uma adolescente que seu nome foi revelado – Melissa. No entanto, a protagonista continuava a chamá-la de Sis. Nos anos 2000, nas poucas aparições de Katy Keene, “Sis” ganhou uma nova alcunha, desta vez Mackenzie Keene.

Além do título mensal, Katy Keene também teve algumas edições especiais, tais como Katy Keene Pin-Up Parade e Katy Keene Fashion Book Magazine, além das edições anuais Katy Keene Spectacular (1956), Glamour (1957) e Charm (1958). Depois, a personagem não teve mais aparições, retornando cerca de 20 anos depois.

Ela retornou em 1979, pelos traços de John S. Lucas e outros artistas, permanecendo até 1983. Durante este período, rolaram algumas disputas entre ela e outras personagens femininas, resultando no engavetamento de Katy Keene. Ela tornaria a aparecer novamente em 1994, em Archie Meets the Punisher.

Kate Keene

Quadrinho de Kate Keene (Foto: Reprodução)

A personagem foi reintroduzida em 2005, desta vez como uma estudante do ensino médio e aspirante a modelo. Ela apareceu em Archie & Friends, nas edições 101 a 110 (2005). Estas dez histórias foram compiladas no especial Katy Keene Model Behavior (2008).

Em 2011, ela alcançou a 57ª posição da Comics Buyer’s Guide Presents: 100 Sexiest Women in Comics (As 100 mulheres mais sexy dos quadrinhos, em português). Infelizmente, a criação de Woggon não teve passagem no Brasil.

Kate Keene

Momentos Kate Keene nos quadrinhos (Foto: Reprodução)

Matérias Relacionadas
Kate Keene e Katy Perry
12 momentos em que Katy Perry foi comparada com Katy Keene, a pin-up dos quadrinhos
Dr. Estranho: Personagem B da Marvel dos anos 60 chega aos cinemas
Fotógrafo insere personagens de filmes e HQ’s em cenas da Segunda Guerra
Quadrinista que revolucionou os personagens da DC Comics vem ao Brasil

Deixe um comentário

dezenove − cinco =