Home > Destaque > Evento de Lindy Hop ‘All Skate’ acontece esse fim de semana; saiba mais

Evento de Lindy Hop ‘All Skate’ acontece esse fim de semana; saiba mais

22 de junho de 2016, por Enne Maia
Eventos
All Skate

O All Skate é o primeiro evento no Brasil que tem como principal foco promover competições de Lindy Hop. A segunda edição acontece no próximo final de semana dias 25 e 26 de junho em São Paulo. O nome All Skate se refere a uma característica das tradicionais competições onde os dançarinos estão em evidencia na pista dançando uma frase musical e na próxima frase entra um novo competidor, também denominado de Shines ou Phrase Battes. O Universo Retro conversou com o Rafaell Mattoso um dos organizadores para saber um pouco mais sobre esse evento:

Rafaell Mattoso

Rafaell Mattoso, organizador do All Skate (Foto: Acervo Pessoal)

Universo Retrô – Como surgiu a ideia do campeonato?

Rafaell Mattoso – A ideia surgiu no final de 2014, a partir da vontade dos 5 professores que trabalhavam no Swing Out Studio na época (Maíra, César, Felipe Trizi, Helena e eu) de organizar algum evento de Lindy Hop que pudesse fomentar e reunir a cena brasileira das Swing Dances. Em um das nossas reuniões semanais surgiu a ideia de realizar um campeonato, já que este é um tipo de evento super comum nos outros países, além de ser muito empolgante.

Com certeza, todo mundo que ama ou conhece o Lindy Hop, já esbarrou com algum vídeo do ILHC (International Lindy Hop Championship) ou do ESDC (European Swing Dances Championship), ou de muitos outros campeonatos. A partir dessa vontade fomos discutindo como realizar este evento, fazendo orçamentos, falando com apoiadores, para enfim realizar a 1ª edição em junho de 2015.

Universo Retrô – Como vocês fazem para criar as categorias e avaliações dos competidores?

Rafael Mattoso – Como já existem muitos campeonatos por aí, pesquisamos e fomos atrás de vários tipos de competição, das categorias mais tradicionais às mais inovadoras. Desde o começo nossa proposta foi a de nos inspirarmos nestes campeonatos que já existem, mas sempre buscar dar um toque especial, único, nosso, para deixar o evento com a nossa cara. Ano passado, por exemplo, tivemos uma categoria chamada “30 Seconds Show Case”, em que os participantes deveriam montar coreografias de apenas 30 segundos, o que rendeu performances muito legais. Este ano temos a categoria “Strictly Surprise”, na qual além de dançar Lindy Hop os casais também vão ter que improvisar executando elementos surpresa sorteados na hora, ou seja, diversão garantida. Para a avaliação dos competidores, nós também nos baseamos em alguns modelos internacionais e elaboramos nosso próprio método.

Universo Retrô – Esta é a 2º edição?

Rafaell Mattoso – Siiiiiiiiiiim! Esta será a 2ª edição do evento, e esperamos que faça ainda mais sucesso do que a anterior. Já nos surpreendemos muito ano passado com a participação da galera, principalmente por ser um evento novo, que as pessoas não conheciam, e a resposta de todos foi muito positiva! A maioria disse que participaria de novo esse ano, e muitos que não participaram ano passado se arrependeram e garantiram que competiriam esse ano. Assim como no ano passado, o evento conta não só com as competições, mas também temos bailes com banda ao vivo, para quem não quiser competir, mas ainda sim quiser se acabar de dançar na pista.

Universo Retrô – O que vocês esperam do campeonato?

Rafel Mattoso – Acho que o mais importante para nós da organização, é que as pessoas se divirtam! O que geralmente falamos para os que dizem estar inseguros ou apreensivos em competir, é que o clima não é o de competição agressiva, de sabotar o adversário ou se gabar por ter ganhado, mas sim de se divertir dançando, torcendo pelos amigos e integrando-se à nossa comunidade. Este é outro ponto que importa muito para nós: possibilitar o encontro e convivência de hoppers de outras cidades, estados e até países, que se juntarão ali para celebrar e dançar muito Lindy Hop.

Univeros Retrô – Você acha que o campeonato ajuda a fomentar a cena hopper do Brasil?

Rafael Mattoso – Sem dúvida, esse é o principal motivo de querermos organizar um grande evento como o All Skate, fomentar e fortalecer a cena do Lindy Hop aqui no Brasil. Sentimos que no ano passado isso já aconteceu, mas queremos cada vez mais, trazer o maior número possível de pessoas para participar do evento. Além disso, por se tratar de uma competição as pessoas que querem participar passam a dedicar mais tempo fazendo aulas ou treinando com seus parceiros, o que faz não só com que a dança deles melhore, mas que eles se envolvam ainda mais com a cena.

SERVIÇO
Site: http://allskateclh.wix.com/allskate2016
Facebook: https://www.facebook.com/allskateclh/

Matérias Relacionadas
Danças Vintage
Dia Internacional da Dança, conheça as variações de danças vintage para você balançar
Projeto BeHoppers busca promover o Lindy Hop, dança famosa nos anos 20, em BH

Deixe um comentário

dez + 1 =